Sexta, 25 de Abril de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Paraíba

SEE-PB e SEAP avaliam Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e firmam criação de Termo de Conduta de Colaboração

As Secretarias de Estado da Educação (SEE-PB) e da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) realizaram na última sexta-feira, 1º de março, ...

04/03/2024 às 13h54
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

As Secretarias de Estado da Educação (SEE-PB) e da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) realizaram na última sexta-feira, 1º de março, uma reunião de avaliação das diretrizes do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. No encontro foi aprovado a elaboração de um Termo de Conduta de Colaboração com as atribuições de cada secretaria.

O Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional tem 16 diretrizes e 18 objetivos a serem seguidos e executados. Para contribuir no cumprimento das ações, foi publicada em 23 de fevereiro de 2024 uma Portaria Conjunta de nº 001, entre as duas secretarias, que instituiu a Comissão Intersetorial para Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Ações do Plano.

A Comissão é encarregada de apresentar propostas e sugestões de estratégias de aperfeiçoamento que possam contribuir para a atualização e aperfeiçoamento do Plano. Além da SEE e SEAP, a comissão terá a participação de diversas instituições como Ministério Público, Poder Judiciário, OAB, Defensoria Pública, entre outras.

Durante a reunião foi discutido o mapeamento das necessidades e a identificação das prioridades do Plano, bem como o aumento das matrículas e melhoraria na qualidade de trabalho dos professores e toda equipe que faz parte da Educação em Prisões.

Continua após a publicidade
google.com, pub-5350721062894780, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“As duas secretarias precisam estar juntas enquanto governo e gestão pública para melhorar as frentes que são necessárias como também formalizar, registrar e dar visibilidade às ações como o ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade que obtiveram bons resultados em 2023. Nosso desafio é qualificar, melhorar e dar devida atenção a essa oferta de escolarização que é muito específica”, detalhou a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.

Ainda durante o encontro foi firmado a elaboração de um Termo de Conduta de Colaboração entre a SEE e SEAP com o objetivo de designar as responsabilidades de cada secretaria e fortalecer a educação no contexto prisional com intuito de aumentar o ingresso dos reeducandos nas escolas das unidades prisionais.

Continua após a publicidade
google.com, pub-5350721062894780, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Percebemos com muita clareza que as unidades que têm maior percentual de reeducandos inseridos na educação, são unidades que têm menos conflitos internos e isso contribui também para o funcionamento de outras políticas públicas necessárias para ressocialização. A Comissão criada vai trazer um grande fortalecimento dessa política e a ampliação para que tenhamos, cada vez mais, pessoas privadas de liberdades impactadas pela educação e que possamos avançar nessa inserção social e consequentemente diminuir da reincidência criminal”, afirmou o gerente de Ressocialização da SEAP, João Rosas.

Além dos secretários das pastas, estiveram presentes na reunião, a gerente da Gerência de Educação de Jovens e Adultos e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, Célia Varela; a gerente operacional da Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, Eliane Aquino; o gestor da EEEFM Graciliano Ramos, José Nicácio Vieira; o gerente Administrativo e Tecnologia da Informação, Fábio Gomes; e o gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Tércio Chaves.

Dados

Continua após a publicidade
google.com, pub-5350721062894780, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Atualmente a Educação para Pessoas Privadas de Liberdade na Paraíba conta com 29 Escolas Estaduais, sendo três EJA-PPL distribuídas em 51 unidades prisionais em 14 Gerências Regionais de Ensino (GREs). Em todo o Estado, são 2.294 reeducandos matriculados.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários