MUITAS ANDANÇAS PELA REGIÃO DO MEDITERRÂNEO, À ORIGEM DO OCIDENTE, MENOS DA ORIGEM DA VIDA NO ORIENTE D'ÁFRICA. AQUELA REGIÃO É IMPRESSIONANTE. USOS E COSTUMES NO NORTE, SUL, LESTE E OESTE DO MAR MEDITERRÂNEO DÁ UMA VISÃO FANTÁSTICA DE COMO A SOCIEDADE HUMANA SE DESLOCALIZA HÁ MILÊNIOS.
VEJAM SÓ: O NORTE DO MAR MEDITERRÂNEO TEM QUASE TODA EUROPA COM FORTE CULTURA MISCIGENADA COM O CHIFRE DA ÁFRICA QUE FICA NO SUL DO MAR REFERIDO. COM UM X IMAGINÁRIO AS QUATRO PONTAS ESTÃO EM LOCAIS DE USOS, COSTUMES E ETNOGRAFICAMENTE FALANDO DIFERENTES, ÀS VEZES MUITO ÀS VEZES MENOS.
HÁ FORTE NÃO SÓ SOTAQUES COMO LINGUAGENS QUE DEMONSTRAM A ANCESTRALIDADE GREGA E ÁRABE. NATURALMENTE COM FORTE INFLUÊNCIA DO OTOMANOS, EX- TURQUIA. NÃO FOI DIFÍCIL, PARA OBSERVAÇÃO SÉRIA, ANOTAÇÕES ÀS CENTENAS, DE DEUS OS MAIS DIVERSOS, CONTUDO NAS ILHAS GREGAS É ÓBVIO, ÀS CLARAS UMA CENTENA DE DEUS. A MITOLOGIA GREGA É ASSUSTADORAMENTE RICA EM DEUSES MASCULINOS E FEMININOS. DIGAMOS 6 SÉCULOS ANTES DO NASCIMENTO DE JESUS ATÉ O NASCIMENTO DELE EM NAZARÉ PAUPÉRRIMA, COM NO MÁXIMO 12 MIL HABITANTES, A MITOLOGIA É RIQUÍSSIMA.
O MITO DOMINAVA O MUNDO QUE GRANDE PARTE ERA NAQUELA REGIÃO. NO MUNDO EM REDOR DE ATENAS, DIGAMOS, ENTRE 6 A.C. e 1 A.C., A INFLUÊNCIA DO MITO É GIGANTESCA. OUTRO MUNDO MITOLÓGICO FICAVA MAIS AO LESTE DO MEDITERRÂNEO EM DIREÇÃO À CHINA, ÍNDIA, ATÉ NO JAPÃO, MAIS DEUSES PARENTES APARECEM. Há MILHARES DE QUILÔMETROS QUADRADOS DE MITOS. OS ANCESTRAIS ATÉ O HOMO ERECTUS 3.5 A 7 MILHÕES DE ANOS VIVIAM NO MEDO. ESTAMOS CONVENCIDOS DE QUE OS MEDOS PRÉ-HISTÓRICOS DOS "HOMENS DAS CAVERNAS" DEIXARAM MARCAS MITOLÓGICAS NAS PEDRAS DAS CAVERNAS. NÃO É DIFÍCIL CHEGAR PERTO DA SOCIEDADE DE 30 MIL A 70 MIL ANOS, QUANDO SURGIU A AVEIA, O MILHO, A SOJA E RAÍZES LIGADOS AO MEDO, DAÍ AOS DEUSES.
NA GRÉCIA SÃO MILHARES DE DEUSES COM "CASAMENTOS ", "ASSASSINADOS", DEPRAVAÇÃO (NA VISÃO HIPÓCRITA OCIDENTAL), PAI COM FILHA, FILHA COM DEUS TAL, MÃE COM IRMÃO, SEMPRE COM DEUSES DE TUDO. A GRÉCIA NA LONGA ANTIGUIDADE É MUNDO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPETACULARES. A MITOLOGIA ROMANA OCIDENTAL É POBRE, EM RELAÇÃO À MITOLOGIA GREGA. SIDARTA GAURAMA, ÚNICO DEUS HOMEM, NA ÍNDIA NÃO DIVULGAVA O MITO, DIVULGAVAM SEUS EXEMPLOS / MONGES O ÉTER, O LEVE, A "LEVEZA DO SER", O NIRVANA NA TERRA, A CALMA, A PACIÊNCIA. E FOI DENTRO DESSA FILOSOFIA (NÃO MITOLOGIA) QUE GANDHI SE BASEOU COM A "NÃO VIOLÊNCIA" E VENDEU O COLONIZADOR INGLÊS. MAIS NO MUNDO GREGO DA MITOLOGIA HAVIA VIOLÊNCIA:
EX UM IRMÃO MATOU OUTRO IRMÃO PARA CASAR COM UMA MULHER, ÀS VEZES ATÉ IRMÃ, QUE VIRAVA UMA DEUSA. P. COMMELIN UM SÁBIO DOS ESTUDOS MITOLÓGICOS NOS DIZ QUE "CALISTO, FILHA DE LIACAONTE, REI DA ARCÁDIA, ERA UMA DAS NINFAS FAVORITAS DE DIANA. JÚPITER, SOB A FORMA DESSA DEUSA, TORNA- A MÃE DOS ARCOS. DIANA AO PERCEBER QUE A NINFA ESTAVA GRÁVIDA, EXPULSOU- A DE SUA COMPANHIA. JUNO LEVOU MAIS LONGE A VINGANÇA É TRANSFORMOU- A EM URSA. ENTRETANTO, ARCAS AO TORNAR-SE GRANDE, FOI APRESENTADO POR UNS CAÇADORES A LIACAONTE, SEU AVÔ, QUE O RECEBEU COM ALEGRIA, E O ASSOCIOU AO SEU REINO. O JOVEM PRÍNCIPE DEU O SEU NOME A ARCÁDIA, E ENSINOU A SEUS SÚDITOS A SEMEAR O TRIGO, FAZER O PÃO, FABRICAR TECIDOS, FIAR LÃ, COISAS TODAS QUE APRENDERA CIM TRIPTÓLEME, FAVORITO DE CERESE DE ARISTEU, FILHO DE APOLO". UMA MITOLOGIA CRIATIVA?
COMO LUCIFER, FILHO DE JÚPITER E DA AURORA, É O CHEFE OU O CONDUTOR DE TODOS OS OUTROS ASTROS. AS GRAÇAS OU CARITES ERAM FILHAS DE JÚPITER E DE EURÍNOME OU EUNOMIA; SEGUNDO OUTROS, DO SOL E DE EGLE, OU DE JÚPITER E JUNO OU CONFORME A OPINIÃO MAIS COMUM, DE BACO E DE VENUS. POETAS DA ANTIGUIDADE CHAMAVAM" AS TRÊS GRAÇAS "- AGLE (BRILHANTE), TÁLIA (VERDEJANTE), EUFROSINA (ALEGRIA DA ALMA). AQUELA REGIÃO DO MEDITERRÂNEO, MAIS GRÉCIA, ITÁLIA, EGITO, FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL, E TURQUIA É NOTÁVEL PARA ESTUDAR O MEDO. O MITO. INFLUENCIOU TODAS AS NASCENTES CULTURAS DO MUNDO ANTIGO. PARA O BEM OU PARA O MAL.
POIS, EM CARUARU, APÓS ALMOÇARMOS COM ARIANO SUASSUNA, SÁBIO, APÓS ESTAR COM J. BORGES EM BEZERROS, APÓS ESTARMOS NA CASA/ MUSEU DE VITALINO NO ALTO DO MOURA (RECEBIDOS PELO FILHO DE 73 ANOS), AO SAIRMOS DAS MITOLOGIAS DA FEIRA ESPETACULAR DE CARUARU, NOS BATEMOS COM JESUS. JEJUS. COM UMA VIOLA NAS MÃOS NOS VENDE CORDÉIS E UM DELES "O ENCONTRO DE LAMPIÃO E CHICO ANÍSIO NA PORTA DO CÉU", DE JOÃO PERÓN DE LIMA, NASCIDO EM RECIFE AOS 14 DE AGOSTO DE 1985, CASADO COM MARIA EMÍLIA REINALDO DA SILVA LIMA. SANTANA DO CARIRI, NO CEARÁ. E MANDOU A VIOLA TERMINANDO ASSIM DEBAIXO DE 40 GRAUS: "AMIGOS ATÉ A PRÓXIMA
MEUS VERSOS AQUI TERMINO. SOU UM DA ROÇA. DEFENSOR DE VIRGULINO.
SOU FÃ DE CARTEIRINHA DESDE O TEMPO DE MENINO". ASSIM ENCONTRAMOS JESUS MULATO, DE SANDÁLIA DE COURO, OLHOS CASTANHOS, CABELOS PRETOS, AMIGÁVEL E BOM NORDESTINO LÁ EM CARUARU MORADOR DO CARIRI NO CEARÁ. LEMBRAMOS JESUS DE NAZARÉ, HISTÓRICO, LUTADOR CONTRA JUDEUS SACERDOTES DO TEMPLO E PILATOS COM HERODES DE SANDÁLIAS DE COURO.
JESUS CONTRA O IMPÉRIO ROMANO. O JESUS HISTÓRICO NÃO FOI MITO. JESUS IGUALITÁRIO ESTÁ EM NÓS. NÓS DO NORDESTE DO BRASIL. A HISTÓRIA É MEMÓRIA.
JAN.2024
Mín. 24° Máx. 27°