A VIDA INTENSA QUE VIVI E VIVO DEU-ME UMA VANTAGEM EXTRAORDINÁRIA DE INTERPRETAÇÃO CIENTÍFICA SEM PAIXÕES NEURÓTICAS. SE MORRESSE HOJE, POSSO AFIRMAR QUE FIZ TUDO POSSÍVEL DESDE A BAHIA ATÉ O EXTENSO GLOBO TERRESTRE. SER IMPARCIAL QUANDO SE TEM A ESTEIRA DE CONHECIMENTO ADQUIRIDO É, UMA GLÓRIA NOTÁVEL.
NUNCA FIZ MAL A NINGUÉM, DAÍ MELHOR PARA INTERPRETAT USOS E COSTUMES, AS CULTURAS MAIS DIFERENTES. NÃO É PARA QUALQUER UM. CONSEGUI SER INDEPENDENTE. CERTA FEITA MEU PAI ESCREVEU PARA UM IRMÃO DELE E COMEÇOU ASSIM: "Zeca, José Mário não pode jamais ser um idiota". Que coisa interessante de um pai e um tio. A preocupação deles em não ser um imbecil. TINHA 15 ANOS. FOI SOBRE A DIFICULDADE QUE TIVE EM LATIM.
NÃO FUI E NÃO SOU IDIOTA. TALVEZ UMA BONDADE INGÊNUA!
MEUS AVÓS MATERNOS ERAM PROFESSOR DR. MARIO PEIXOTO E D. AMÁLIA DE OLIVEIRA PEIXOTO. ELE NASCEU EM CANAVIEIRAS E ELA EM MINAS GERAIS. MINHA BOA AVÓ TINHA FORTE TEMPERAMENTO MEDIEVAL, EXTREMAMENTE CATÓLICA E PRONTO.NÃO HÁ CONVERSA. É ASSIM E ESTÁ ACABADO. O NUNDO DELA ERA ASSIM. JÁ MEU AVÔ MATERNO, SEU ESPOSO, ERA A PRÓPRIA BONDADE. ELA TINHA A BONDADE DO CONCEITO DELA, ELE ERA O CONCILIADOR DOCE, MEIGO, CALMO, SERENO. SEUS PAIS E SEUS IRMÃOS E IRMÃS ERAM CALMÍSSIMOS. MEU PAI DIZIA: "PARECE QUE DR. MARIO NÃO TEM NERVOS".
CATEDRÁTICO DE ODONTOLOGIA 44 ANOS SEM FALTAR UM DIA DE AULA. TAMBÉM FORMADO EM DIREITO. PREFEITO DE SALVADOR PELA (UDN), DEPUTADO ESTADUAL, JURACISISTA (DÉCADA DE 30). REITOR SUBSTITUTO DA UFBA. FORMOU-SE TAMBÉM EM ODONTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA NO TERREIRO DE JESUS. ANDAVA A PÉ OU DE TAXI COM VICENTE E MANUEL. QUE SALVADOR GOSTOSA ERA. FOI MUITO BOM PARA MIM, PARA MINHA MÃE, FILHA DE AMÁLIA E MÁRIO.
AJUDAVA A FAMÍLIA TODA COM ALGUNS IRMÃOS, COMO FILOGÔNIO (FAZENDEIRO DE CACAU) E AFRÂNIO (O GÊNIO DE LENÇÓIS), RICOS. NASCERAM TANTO AMÁLIA QUANTO MARIO NO FINAL DO SÉCULO XIX. VIRAM A QUEDA DE D. PEDRO II, DA MONARQUIA, E VIRAM A REPÚBLICA.
O DIA, UM 03 DE JANEIRO. HOJE. AMBOS: AMÁLIA E MÁRIO. QUE COINCIDÊNCIA. MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA NO DIA 03 ERA ANIVERSÁRIO TAMBÉM DE UM HOMEM NOTÁVEL, O POLÍTICO MAIS REVOLUCIONÁRIO QUE O BRASIL TEVE: LUIS CARLOS PRESTES (O CAVALHEIRO DA ESPERANÇA, O CHAMOU JORGE AMADO).
LUTOU PRESTES A VIDA TODA CONTRA O FASCISMO, ACREDITAVA PROFUNFAMENTE NA DEMOCRACIA SOCIALISTA. MUNDIALMENTE RESPEITADO ATÉ O FIM DA VIDA. TRÊS VEZES O VI MUITO RÁPIDO: EM SALVADOR EM UMA SEXTA-FEIRA NO TRT-5R, QUANDO ERA PERTO DA PRAÇA DA SÉ, EM UMA ENTREVISTA QUE CONCEDEU CERCADO DE ESTUDANTES. E NO SÁBADO EM UM CHURRASCO EM UM SÍTIO NO BARBALHO DA DÉCADA DE 50, FUI COM O SAUDOSO AMIGO DA VIDA INTEIRA ALDO DORTAS PRADO (DEPOIS SOCIÓLOGO, ERA BANCÁRIO).
TUDO MUITO RÁPIDO. LOGO VOLTOU AO RIO DE JANEIRO, SUPONHO. PRESTES APARECIA E SUMIA. A OUTRA VEZ FOI NO RJ COM UM TIO EM 1958 EM UMA SALA TAMBÉM CHEIA DE JORNALISTAS. LOGO SUMIU. POIS MEUS AVÓS MATERNOS TINHAM PAVOR A LUÍS CARLOS PRESTES E QUANDO CHEGA O DIA 03 DE JANEIRO, RESPEITOSAMENTE BRINCAVA ASSIM: HOJE TAMBÉM FAZ ANIVERSÁRIO PRESTES. AI AI AI! VOVÔ CALADO, MAIS MINHA AVÓ AMALINHA MANDAVA BRASA. VOVÔ MARIO DIZIA DISFARÇANDO "VÁ DAR UM BEIJO EM VOVO AMALINHA". PRONTO. DAVA BEIJINHOS, DAVAM 5 CRUZEIROS E SAIA.
PARA MINHA INDEPENDÊNCIA INTELECTUAL E HUMANA FOI IMPORTANTE ASSISTIR E PARTICIPAR DO 03 DE JANEIRO: ANIVERSÁRIO DE AMÁLIA E MÁRIO PEIXOTO, TAMBÉM DO POLÍTICO MATIR LUIS CARLOS PRESTES. HISTÓRIA É MEMÓRIA. SEMPRE.
Mín. 24° Máx. 27°