NAS DÉCADAS DE 40, 50 ATÉ 1965, HAVIA GRANDES FAVELAS EM ONDINA, NA BEIRA MAR ONDE ESTÁ O OTHON HOTEL E IMEDIAÇÕES, NO RIO VERMELHO À BEIRA DO MAR, NA PITUBA TAMBÉM À BEIRA DO MAR. NA PARTE LESTE DE SALVADOR. JÁ NO LADO OESTE DESSES BAIRROS ERA MATA FECHADA COM ÁRVORES FRUTÍFERAS E UMA FAUNA SENSACIONAL.
PÁSSAROS BELÍSSIMOS, CORTANDO ESSA ÁREA PELOS TRILHOS DO BONDE: RIO VERMELHO DE CIMA E DE BAIXO . SIGNIFICA QUE QUEM PASSASSE NO BONDE DO LADO DO MAR (OESTE DE SALVADOR) VIA FAVELAS DE TRABALHADORES E NÃO VIA DO LADO LESTE DE SALVADOR O BONDE QUE IA ATÉ A AMARALINA VIA RIO VERMELHO.
EM 60/70 AS FAVELAS FORAM RETIRADAS TOTALMENTE (FICANDO PARTE DO MAR NO RIO VERMELHO, QUE NÃO SE VIA E NÃO SE VÊ DO BONDE). CONHECI ESSAS FAVELAS E FOTOGRAFEI POR DENTRO, VI, OUVI ESTÓRIAS DRAMÁTICAS. LEMBRO QUE SUBI EM UM POSTE DE MADEIRA PARA FOTOGRAFAR A FAVELA DE CIMA PARA BAIXO (CONTREPLONGÉ EM LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA).
VÁRIOS ELETRICISTAS, MARCENEIROS, CARPINTEIROS, MECÂNICOS, VEREADORES, DOMÉSTICOS, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MORAVAM NA FAVELA DE ONDINA. LEÃO ROSEMBERG, LÁZARO TORRES, FOTÓGRAFOS DE A TARDE, DIÁRIO DE NOTÍCIAS, JORNAL DA BAHIA TINHAM UMA ABUNDÂNCIA DE FOTOGRAFIAS, INCLUSIVE OS TRATORES DA PREFEITURA DERRUBANDO ESSAS FAVELAS.
NA FACULDADE DE ARQUITETURA NO CEAB O PROFESSOR FERNANDO FONSECA TINHA MAIS DE 100 FOTOGRAFIAS. NINGUÉM SABE HOJE DISSO! OS TRABALHADORES FORAM FAZER NOVAS FAVELAS OU INICIAR OUTRAS EM OUTROS LOCAIS. NO CANELA NA RUA ARAUJO PINHO, RUA BASÍLIO DA GAMA, ONDE HOJE É A FACULDADE DE ODONTOLOGIA ERA UMA FAVELA QUE IA ATÉ A DEPOIS FACULDADE DE FARMÁCIA E, EMBAIXO, AO LADO DO "CAMPO DO CONDE" ERA FAVELA QUE. COM O TEMPO FORAM DERRUBADAS A TRATOR.
MILHARES DE PESSOAS FORAM ENGROSSAR O NORDESTE DE AMARALINA, O CALABAR, A REGIÃO DA RODOVIÁRIA E DO LADO ESQUERDO DO ACESSO NORTE (AINDA NÃO CONSTRUÍDO). FUI REVER ESSES LOCAIS E SEM DÚVIDAS TEM UM MILHÃO E MEIO DE CIDADÃOS FAVELADOS DO LADO ESQUERDO E DIREITO DO ACESSO NORTE A CANDEIAS, SIMÕES FILHO, ETC.
ALI ESTÁ PARTE DA MÃO DE OBRA DE SALVADOR E ADJACÊNCIAS. FORA O CHAMADO SUBÚRBIO. ORA, FAZER VIADUTOS, METRÔ, VLT, OBRAS DIVERSAS SEM RESOLVER ESSE ASSUNTO DAS MORADIAS, É O SISTEMA MÃE: ENGANAÇÃO PURA.
EM 1950 HAVIA O "PROJETO UNESCO", DIRIGIDO POR PROFESSORES THALES DE AZEVEDO, CHARLES WAGLES (UNIVERSIDADE DE COLÚMBIA - EUA), L.A. COSTA PINTO, SOCIÓLOGOS É ANTROPÓLOGOS QUE PROJETARAM SALVADOR EM DIREÇÃO A FEIRA DE SANTANA COM 300 KM QUADRADOS, PARA DEPOIS ACABAR COM AS FAVELAS INDIGNAS DO SER HUMANO.
FIZERAM O OPOSTO: AS FAVELAS FORAM TRANSFERIDAS COM TODOS OS DESUMANOS PROBLEMAS DE ENTÃO E DE HOJE. ASSIM NÃO TEM SOCIEDADE QUE AGUENTE. SE ISSO NÃO BASTASSE TEM O HORRÍVEL BRT, MAIS 29 VIADUTOS, ACABARAM AS PRAÇAS, PASSEIOS PARA ANDAR, ARRASARAM O LITORAL NORTE, ACABARA O CENTRO HISTÓRICO!!!
NUNCA ENTENDI POLÍTICA DESSE JEITO, ADMINISTRAÇÃO DO CAOS PARA O CAOS. SEJA QUEM FOR. FALO DE ADMINISTRAÇÃO DA NECESSIDADE HUMANA.
ACABARAM O BONDE BARATO E GOSTOSO, ACABARAM OS CINEMAS DE BAIRROS. SURGE A INTERNET COM A "GERAÇÃO ZORRA TOTAL". QUE ABSURDO…
ENQUANTO ISSO, A EUROPA PRESERVOU MILHARES DE ANOS PARA O TURISMO CIENTÍFICO.
HAJA PACIÊNCIA!
Mín. 24° Máx. 27°