JÁ VIMOS QUE A LEI DA SESMARIAS FOI ELABORADA ENTRE OS REINOS DE PORTUGAL E ESPANHA, ÓBVIO COM A ASSESSORIA DO VATICANO. NÃO HÁ DÚVIDAS, POIS A COMPANHIA DE JESUS ERA PARA EXPANDIR A COLONIZAÇÃO: CURRAIS, IGREJAS DE SOPAPO, FAZER ÍNDIO A SER CRISTÃO. NÃO É POR ACASO QUE A BAHIA FALAVA- SE QUE TINHA 365 IGREJAS.
NADA A ADMIRAR PORQUE ERA ASSIM NA IDADE MÉDIA, NO SISTEMA COLONIAL PROJETADO. PARA ISSO, AS SESMARIAS ERAM FUNDAMENTAIS, ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS. GARCIA D'ÁVILA VEIO PARA A BAHIA NA NAU CAPITANIA CONCEIÇÃO, COMO OUTROS MUITOS DAS CORTES, AGUIAR, AQUILAR, BORGES, LIMA, CERQUEIRA, BASTOS, MADUREIRA, MUITOS DOS MAIS DE MIL, SEGUNDO D.JOÃO III, PARA FUNDAR A CIDADE DE SÃO SALVADOR OU CIDADE DA BAHIA COM DOIS ANDARES (QUASE IDÊNTICA AO PORTO E LISBOA, SE NOTAR BEM). QUATROCENTOS "DEGRADADOS" - GENTE COM ALGUM TIPO DE CRIME DA ÉPOCA EM PORTUGAL- QUE GANHARAM MUITAS TERRAS. AS SESMARIAS DE GARCIA D'ÁVILA ERAM GIGANTESCAS.
O CHAMADO SERGIPE D'REY ATRAVESSAVA O RIO REAL E MUITOS OUTROS RIOS COM CENTENAS DE LÉGUAS. ORA, SERGIPE D'EL REY, TODO O NORDESTE, TODO O NORTE DA BAHIA, PERTENCIA A GARCIA D'ÁVILA QUE FEZ SEU PALÁCIO ONDE HOJE FICA A PRAIA DO FORTE, TINHA ÍNDIOS, TERRAS A PERDER DE VISTAS, DEPOIS TINHA MILHÕES DE ESCRAVOS.
A "COISA" OU "RÉS" EM LATIM- INCLUSIVE MISCIGENAÇÃO: PORTUGUÊS, ÍNDIOS, AFRICANOS. DAVA- SE TERRAS A PESSOAS ESCOLHIDAS A DEDO PELO PODER. ESSAS TERRAS VIRARAM FAZENDAS.SERGIPE ERA COMPOSTO DE FAZENDAS, INCLUSIVE DE GARCIA D'ÁVILA. DO SÉCULO XVII AO INÍCIO DO SÉCULO XX O DOMÍNIO ERA DOS TOTAL. SEM LIMITES, TAMBÉM PELOS HOLANDESES, PRUDENCIA.
II
Itapicuru no norte da Bahia no século XVII era a Casa da Torre de Garcia D"ÁVILA COM SEDE EM ITAPICURU ONDE SURGIU O BARÃO DE JEREMOABO, O CORONEL CÍCERO DANTAS MARTINS! A MATA ATLÂNTICA VIVEM. ÁGUA, FRUTAS, CASAS. A SEDE DE TUDO ERA ITAPICURU . ADMINISTRAVA TODO O SERGIPE , DE ITAPICURU. COMO SE A CAPITAL FOSSE ITAPICURU. NÃO NO INÍCIO? DEPOIS... ESSAS SESMARIAS ERAM SUBDIVIDIDAS E VENDIDAS. SURGEM MAIS BARÕES, CONDES, VISCONDES. ENGENHOS DE AÇÚCAR! O BARÃO CÍCERO DANTAS MARTINS PASSA A CHAMAR- SE DE FAZENDAS. CURRAIS, FAZENDAS. AS TERRAS.
III
CORONÉIS SURGEM NO SÉCULO XIX SUBSTITUINDO OS BARÕES. A LUTA DE CLASSES FICA AGUDA: "BARÕES DE TODAS AS SESMARIAS, UNI- VOS"! ONDE SE LÊ "BARÕES "LEIA- SE "CORONÉIS ". O POVO VAI FORMANDO-SE DA MISCIGENAÇÃO FORTE, CAMPONESES, OPERÁRIOS, A FORÇA DO TRABALHO DO ESCRAVAGISMO AVANÇA E SOFRE.
SURGE O CANGAÇO, ATÉ O CONSELHEIRO, MÍTICOS, ANALFABETOS E AUMENTA A LUTA SOCIAL. OS RODRIGUES DA CASA DA TORRE AVANÇAM, DOMINAM TUDO. SURGEM OS FILHOS MAMELUCOS, ÍNDIO COM NEGRO. SURGEM OS MULATOS, ÍNDIOS, BRANCOS E NEGROS. MITOS E MAIS MITOS, DEPOIS CANUDOS, BOM CONSELHO, ITAPICURU, FOME, MISÉRIA, DOENÇAS...
A SECA ONDE JÁ FOI UM OCEANO! NADA A ADMIRAR, NADA. MINHA GENTE, "DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL"… TREPIDA MONTE SANTO… MORTE EM CANUDOS, CABEÇAS EM ANGICO E ITAPICURU FIRME, NADA MAIS QUE A CASA DA TORRE FAZENDO CURRAIS, MANDANDO, QUER SERGIPE DUELO REY, QUER O TUDO NA COLÔNIA…
SÉCULO XXI: SURGE A COVID 19 MATANDO NO BRASIL 700 MIL PESSOAS, 30 MILHÕES TIVERAM O VIRUS SARS NO PULMÃO. NÃO SE PODE CULPAR MAIS OS BARÕES, OS CORONÉIS, O CANGAÇO, NEM O CONSELHEIRO. O MUNDO DÁ VOLTAS... O NORDESTE FAZ PARTE DO GLOBO. E TUDO CONTINUA COMO NA COLÔNIA NESTES "TEMPOS MODERNOS "!
BOA NOITE! JMPCP//
Mín. 24° Máx. 27°