Ao meu ver Colombo foi um espião da família Medici de Florença na Itália, época de Maquiavel, Da Vinci, Papa Médici, plena Idade Média. Colombo saiu do Rio Guadalquivir que corta Sevilha ao meio .Forte influência árabe, inclusive o "al" de Guadalquivir. Bem, o comércio era intenso na região mediterrânica e rios próximos. Pode- se afirmar que os povos do mediterrâneo dominaram o mundo da época. Nesse ambiente nasceu Colombo e cresceu.
Fervilhava a navegação e a juventude aristocrática era incentivada a estudar os mares. Por outro lado, grandes navegadores eram os piratas " de olho de vidro de cara de mau"( marchinha carioca) grosseiros, beberrões e analfabetos. A espionagem era constante e sempre foi. Não se faz impérios sem espionagem, até a figura do anãozinho malvado das cortes que se vê em famosas telas de Velásquez, El Creco o proprio" fofoqueiro " da época. O Poder tem que mentir para ser Poder. Há descrições maravilhosas de historiadores , escritores os mais diversos sobre o papel social dentro e fora dos muros dos castelos. Outro intrigante era o eunuco, pois poderosos da aristocracia mandavam castrar o homem para não fazerem filho nas " moças ".
A espionagem era famosa como sempre foi. Grandes navegadores cresceram nesse ambiente e nas " tavernas" populares onde sinhazinhas escondidas iam ver um " amor " nas redondezas das " tavernas" . Não era só em filme, era real. No Vale do Loire na França se encontra tavernas ou bares alegres pregados a vinho. Pulem... em 1944 os poderosos de Portugal e Espanha fazem o Tratado de Tordesilhas dividindo as Américas, PÓS 1492!!! Porém, antes de 1500. A leitura desse Tratado vê- se que Portugal e Espanha ( só os dois) dividiam suas influências. Mais 1500 é depois de 1492 e 1944, lógico. Na Casa do Brasil em Madrid tive oportunidade de muitos diálogos sobre esse assunto com Professores e Estudantes na Universidade Cumplutense de Madrid, belíssima. O fato é que 1444 surgiu o Tratado e a França não o reconheceu. Por sinal, a Inglaterra, França, Holanda e Itália estava atentos .
Porque só para Portugal e Espanha? O imperialismo é assim. Durma- se com um barulho desses! Pois aqui no Litoral ( Rio de Janeiro ao Maranhão) dilapidaram o Pau Brasil, depois as Minas Gerais e a Chapada Diamantina, açúcar, papagaios, araras, tucanos, calangos " exóticos " etc. Levaram até índios e índias e o comércio direto com tribais indígenas foi a maneira de fazer " comércio ", como fizeram os ingleses no Litoral brasileiro.
LIVROS magníficos das missões francesas e inglesas no Brasil são verdadeiras jóias de História... enquanto isso...a nominada de Casa Amarela onde está a Mansão Widberguer, que já foi de Carlos Aguiar Costa Pinto, essa Casa Amerela foi um local de espionagem dos ingleses na velha Bahia para saberem quem entrava e saia da Bahia de Todos os Santos...haja francês, inglês, holandês antes e depois do Barão de Mauá : abriu os portos em 1808 na chegada de D. João VI fugido de Napoleão. Eta ferro... agora é dos norte-americanos a "Terra de Vera Cruz" ou " Terra de Santa Cruz" com a globalização!!! Sabidos, não são?
Bom dia. História é Memória. JMPCP//
Mín. 24° Máx. 27°