CRIAMOS ESTE ESPAÇO NO WALTSAPP PARA TENTAR MELHORAR A LINGUAGEM CAÓTICA DO BESTEIROL PORTUGUÊS DO BRASIL QUE, SEM DÚVIDA, A DOBRADINHA INTERNETE E NOVELAS ESTAR A ACABAR A SONORA LÍNGUA DE CAMÕES. UMA INGENUIDADE NOSSA.
ACONTECE QUE DEZENAS DE PEDIDOS AGRADÁVEIS TEEM CHEGADO, ATÉ POR CARTAS. FICAMOS MUITO ALEGRES NESSA SOLIDARIEDADE IDA E VOLTA. PEDEM QUE CONTE HISTÓRIAS (TAMBÉM ESTÓRIAS) AS MAIS DIVERSAS. CONSCIENTEMENTE OBRIGADO. ASSIM, TEM O PEDIDOS SOBRE ASSUNTOS QUE JÁ ESCREVEMOS COMO O CASO DA CONDESSA DE BARRAL (NASCIDA NA BAHIA COM O NOME LUISA MARGARIDA PORTUGAL DE BARROS, CONDESSA DE BARRAL E DE PEDRA BRANCA, "AMANTE" (OUTROS DIZEM QUE NÃO FOI " AMANTE ") DE D. PEDRO II. FILHA DE D. MARIA DO CARMO PORTUGAL DE BARROS E DE DOMINGOS BORGES DE BARROS, UM DOS ILUSTRADOS BRASILEIROS DO SEU TEMPO, NASCIDO NA BAHIA EM 1780. ESSE CIDADÃO FICOU PRESO NA FRANÇA POR CULPA DA INVASÃO DE JUNOT( A MANDO DE NAPOLEÃO) A PORTUGAL. FOI UM SOFRIMENTO TERRÍVEL EM 1810 .BRASILEIRO, FOI ESTUDAR FILOSOFIA E LEIS NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, BRASILEIRO, FOI TIDO POR ESPIÃO, COMO AGENTE SECRETO DA FRANÇA (!).
PRESO NOVAMENTE, AGORA LEVADO PARA O RIO DE JANEIRO. MAS, A FILHA TERMINOU NA CORTE DE D. PEDRO II , PARA AJUDAR NA EDUCAÇÃO DAS SUAS FILHAS PRICESA ISABEL E PRINCESA LEOPOLDINA. AI A COISA PEGA, COMO DIZIA O QUERIDO ARIANO SUASSUNA. QUEM FEZ UM TRABALHO GENIAL FOI R. MAGALHÃES JÚNIOR, DA ABL .ELE MESMO DIZ QUE NO ANO DE 1948, O MARQUÊS DE BARRAL, FALECIDO, FEZ UMA VISITA INESPERADA AO MUSEU IMPERIAL EM PETRÓPOLIS E LEVOU UMA PASTA VOLUMOSA DE CARTAS INÉDITAS ENTRE A CONDESSA DE BARRAL E D. PEDRO II. ISTO É, DELE PARA ELA. NENHUMA DELA PARA ELE.
CONFESSAMOS QUE LEMOS SENÃO TODAS, QUASE TODAS, PARTE NO BELO LIVRO DE R. MAGALHÃES JÚNIOR, OUTRAS QUANDO FUI INTERNO NO COLÉGIO WERNECK DE PETRÓPOLIS ( UM FRIO DANADO ACORDANDO 5.30H ), EM TRABALHOS DE GINÁSIO EM PETRÓPOLIS. SÓ AGUENTEI OITO MEZES... VOLTAMOS PARA O SOPHIA COSTA PINTO COM TODO O SOL DA BAHIA. A CONDESSA DE BARRAL ERA DUPLAMENTE RICA, NOS ENGENHOS DE AÇÚCAR DA BAHIA, ONDE NASCEU, E NA FRANÇA. A FOFOCA CORRIA SOLTA NA CORTE DO BRASIL E DA FRANÇA .O IMPERADOR ERA TIDO COMO AUSTERO, APESAR DAS IRREVERÊNCIAS DOS JORNAIS DA ÉPOCA COMO "O CARBONÁRIO", "A TRIBUNA DE PETRÓPOLIS" (DE 15 DE MAIO DE 1995 - "AS LEITURAS DO IMPERADOR"), COMO " A VESPA", "O MEQUETREFE", "O BILONTRA" , NÃO DIFAMAVAM NOSSO IMPEDADOR, PORÉM IRREVERENTES. A " FOLHA NOVA", DISSE QUE A CONDESSA DE BARRAL "PRETENDE ALFORRIAR TODOS OS SEUS ESCRAVOS QUE EM NÚMERO DE MAIS DE CEM EXISTEM NESTA CÔRTE E NA BAHIA".
EM "O VELHO REGIME", VOLUME PUBLICADO POR FERREIRA VIANNA FILHO LOGO APÓS A QUEDA DO IMPÉRIO COM O PSEUDÔNIMO DE SUETÔNIO , HÁ UM CAPÍTULO SOBRE A VIDA ÍNTIMA DE D. PEDRO II EM QUE SE LÊ:" D.PEDRO TEVE ALGUMAS CONQUISTAS, SENDO AS MAIS CONHECIDAS A DE Mm e. B., Mm e.C.P. e A VIÚVA M. N. ". Ora, a Mm e.B.
Aí mencionada é, sem sombra dúvida, a Condessa Barral na Rua Princesa do Catete. O fato é que na França o Imperador e sua família se hospedaram em Voiron , na casa da família Barral.Há fotografia tendo a Condessa de Barral com 74 anos atrás da Princesa Isabel, que estava ao lado do já velho D. Pedro II. Imaginem a influência da baiana Condessa em três Cortes: Portugal, Brasil e França. Notável. As cartas estão no Museu Imperial de Petrópolis para quem quiser pesquisar. NOTÁVEL. História é MEMÓRIA.
Bem, ia falar sobre os portugueses e negros no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, antes dos europeus ( fora de Portugal), em Cor de pele e cores- pesquisa nossa de 2004 A 2008 no Sul do País provando antropólogicamente as cores de pele e desviamos pela gentileza do amigo Professor Dr. Gilberto Fernandes que solicitou o " caso de D. Pedro II com a baiana Condessa de Barral e Pedra Branca".
E viva a HISTÓRIA. BOA NOITE.JMPCP.8.11.2023//
Mín. 26° Máx. 27°