Sunday, 28 de June de 2026
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Piauí

Secretarias de Justiça e da Educação certificam 15 detentos pelo Pronatec

Desde 2017, o projeto já oportunizou a formação profissional de muitos reeducandos e reeducandas

23/03/2022 às 09h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), entregou, nessa terça-feira (22), certificados de microempreendedor individual para reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos.

Secretarias de Justiça e da Educação certificam 15 detentos pelo Pronatec
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ao todo, são 15 detentos capacitados para administrarem seus próprios negócios quando saírem do sistema penitenciário. De acordo com a diretora de Humanização da Sejus, Jurema Chaves, a profissionalização é realizada em parceria com a Seduc desde 2017, e já oportunizou a formação profissional de muitos reeducandos e reeducandas.

“É um projeto que tem gerado muitos benefícios para as pessoas que estão privadas de liberdade. São cursos que, talvez, eles não teriam oportunidade de ter acesso fora do sistema penitenciário. Além de garantir o direito à diminuição de pena, eles sairão da unidade penal capacitados e prontos para serem inseridos na sociedade”, disse.

Continua após a publicidade

A coordenadora adjunta do Projeto Novos Caminhos da Seduc, Maria Aparecida Franco, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias e comemorou mais uma turma profissionalizada. “É um momento de muita gratidão. É o momento que colhemos os frutos que plantamos ao longo do processo. Temos mais seis turmas que iremos finalizar até setembro deste ano, nas quais teremos mais detentos qualificados para o mercado de trabalho”, completou

Continua após a publicidade

Para o reeducando da Colônia Agrícola, Adão de Sousa, o projeto é uma oportunidade para que ele e os colegas que estão privados de liberdade possam recomeçar suas vidas de uma forma digna.

“O caminho da liberdade começa pela educação. A educação é que nos leva a ter conhecimento para colocarmos em prática tudo o que aprendemos. É a oportunidade para que tenhamos uma vida melhor, recomeçar e progredir. Quero aproveitar para agradecer por esta oportunidade que nos foi dada”, finalizou.

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários