
A Assembleia Legislativa do Paraná promove neste mês a campanha do Junho Verde, período dedicado à promoção de eventos para conscientização da sociedade sobre a necessária preservação do meio ambiente. A iniciativa é fruto da Lei estadual nº 19.502/2018, de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB). No período, a prédio do Poder Legislativo é iluminado com a cor para lembrar a ações da campanha.
A legislação determina um cronograma de ações estabelecidas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente para a promoção de eventos e atividades que incentivem a população a participar de ações que auxiliem na elaboração de politicas públicas para a área do meio ambiente. O objetivo primordial é chamar a atenção sobre os problemas relacionados ao tema e a importância da conservação e preservação ambiental para as presentes e futuras gerações.
A iniciativa da campanha envolve instituições e órgãos públicos para promover a importância da discussão de problemas que afetam o meio ambiente, bem como apresentar ações que ajudem na preservação. A ideia é que a Assembleia proponha a discussão para que as entidades realizem durante o mês de junho aulas, palestras, discussões e sugestões para um meio ambiente preservado e de qualidade.
De acordo com Anibelli Neto, a Lei n° 19.502/2018 representa um fato importante para a conscientização ambiental no Estado. “O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis. Com a participação do setor público e privado, há a realização de diversas atividades como palestras, campanhas educativas, plantio de árvores e limpeza de áreas verdes, visando despertar a consciência coletiva para a proteção dos recursos naturais. A nossa iniciativa demonstra o compromisso com a causa ambiental e seu desejo de construir um futuro mais sustentável para o Estado", disse.
O mês escolhido para a campanha é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. O período também coincide com outras datas que tratam do mesmo assunto, como o Dia Nacional da Educação Ambiental, o Dia da Ecologia, o Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Dia do Combate à Desertificação e à Seca.
Legislação
A Assembleia Legislativa mantém a causa ambiental entre suas discussões recorrentes, seja por meio da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais ou por meio de projetos de lei apresentados pelos parlamentares. Recentemente foi sancionada a Lei estadual nº 21.454/2023, que disciplina o incentivo ao uso de hidrogênio renovável no Paraná. O objetivo da proposta aprovada pela Assembleia Legislativa é aumentar a participação do hidrogênio renovável na matriz energética do Estado, estimulando o uso da substância em suas diversas aplicações e, em especial, como fonte de energia e produção de fertilizantes agrícolas. A medida também objetiva contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, propondo um enfrentamento das mudanças climáticas em alinhamento a uma economia de baixo carbono.
A Lei visa ainda estimular, apoiar e fomentar a cadeia produtiva do hidrogênio renovável no Estado; incrementar em bases econômicas, sociais e ambientais a participação dos usos de hidrogênio verde na matriz energética; e atrair investimentos em infraestrutura para a produção, distribuição e comercialização do hidrogênio renovável. A proposta é de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Luís Corti (PSB).
A Lei n° 20.414/2020 propõe o reconhecimento, por meio do selo Empresa Consciente, Meio Ambiente Equilibrado, dos estabelecimentos que priorizem o uso de materiais comestíveis biodegradáveis, reutilizáveis ou permanentes, em detrimento de descartáveis. A Lei é de autoria do deputado Requião Filho (MDB).
Já a Lei n° 19.979/2019, proposta pelo deputado Goura (PDT), institui a Semana Estadual do Lixo Zero no Paraná. Durante o mês de outubro, conforme determina a legislação, serão realizadas ações com o objetivo de proporcionar discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, o poder público, a iniciativa privada, as escolas públicas e privadas, as universidades e a população em geral; fomentar a economia solidária e a inclusão social; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos.
Outro exemplo é a aprovação da Lei estadual nº 19.810/2019, que institui o Plano Estadual de Florestas Plantadas, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O objetivo é a criação de um plano para o setor se faz necessária tendo em vista a necessidade de ampliação da base florestal produtiva no estado, inserida no contexto dos sistemas típicos de produção das propriedades rurais. O texto é assinado por vários parlamentares.
Mais recentemente foi discutida a aprovada no Parlamento estadual a Lei nº 21.373/2023, que veda a utilização de fogo nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do Paraná. A proposta também proíbe o uso de troncos, tocos, galhos, folhas ou outros materiais orgânicos retirados das Unidades de Conservação, ainda que mortos, para produzir fogo. O descumprimento da Lei sujeita os infratores às sanções civis, penais e administrativas. A matéria é de autoria do deputado Goura (PDT).
No mês de junho, no dia 07, é comemorado o Dia da Araucária. A data foi criada pela Lei nº 18.477/2015, de iniciativa do deputado Ney Leprevost (União). No mesmo sentido, a Lei estadual nº 20.223/2020 estabelece regras de estímulo, plantio e exploração da espécie Araucaria angustifólia.
QUALIFICAÇÃO Trilha de Capacitação em Bioeconomia forma rede de multiplicadores no Pará
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
Bahia Mais de R$ 45 milhões em obras de pavimentação melhoram a mobilidade de Santa Maria da Vitória
Acre Governadora Mailza Assis prestigia 9ª Festa dos Terceirizados em reconhecimento ao trabalho da categoria
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas Mín. 25° Máx. 26°