

O curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, promovido em parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), teve início na manhã desta terça-feira (22), no Planetário Everardo Públio de Castro, no Espaço Cultural Glauber Rocha.
O curso tem o objetivo de promover a formação continuada dos agentes institucionais que compõem a Rede de Proteção Social do município e alunos do Curso de Direito da FASA.
A prefeita Sheila Lemos esteve na abertura e incentivou os participantes a se qualificarem permanentemente. “Passei aqui rapidamente para cumprimentar vocês e dizer da importância de nós, servidores públicos, nos atualizarmos. Temos a missão de bem servir a comunidade e para isso precisamos sempre nos qualificar para garantir uma melhor prestação de serviços. Muito me alegra ver vocês aqui buscando essa melhoria. Desejo sucesso a todos”, declarou Sheila.
Com 110 inscritos, o curso, que foi organizado pela Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, setor da Semdes, tem carga horária de 40 horas, e é dividido em oito módulos distribuídos entre os dias 22 de março e 15 de abril, quando estão sendo abordados os seguintes temas: Aspectos Históricos da Política de Assistência Social; O Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Os usuários da Assistência Social; Cadastro Único e Auxílio Brasil; Proteção Social Básica; Proteção Especial; Vigilância Socioassistencial e Controle Social do SUAS.
A diretora de Assistência Social da Sendes, Clea Malta, disse que a equipe de Gestão do SUAS organizou o curso na perspectiva de que o espaço fosse de conhecimento, troca, aprendizagem, com objetivo de responder as perguntas: Que lugar é esse? Que política é essa? “Por isso, este momento inicial é muito importante para que a gente possa entender a dimensão deste grande sistema, mas, sobretudo, onde cada um de se encaixa, onde cada um de nós contribuirá, onde cada um de nós será convocado a ressignificar, todos os dias, o SUAS nos espaços de oferta e execução”, ressaltou Clea.
Durante a abertura do evento, que contou a participação de todos os integrantes da equipe de gestão, além da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Karoline Quaresma, o secretário da Semdes, Michael Farias, ministrante dos primeiro e segundo módulos, falou sobre a importância da educação permanente para gestão do SUAS. “Hoje, estamos materializando o compromisso da gestão em qualificar a atuação de todos os trabalhadores do SUAS e, por consequência, melhorando o atendimento à população que é atendida nas unidades socioassistenciais”, afirmou Michael.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°