
Com o tema “Sem Plateia Não Tem Bullying”, 300 estudantes de dez unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram na manhã desta sexta-feira (26), da 2ª Caminhada Contra o Bullying. Realizada no Parque Mãe Bonifácia, a caminhada reuniu profissionais da sede e das unidades educacionais e contou com a participação especial da dupla Nico e Lau.
Durante o evento, os estudantes ostentaram faixas e cartazes para alertar a sociedade; “Aqui não tem bullying”, “Stop bullying”, “Stop cyberbullying”, “Bullying Não é Brincadeira”, “Não faça bullying, faça amigos”, entre outras. No palco, os estudantes falaram sobre respeito as diferenças, aos mais velhos e o combate à violência com amor e empatia. Estudantes da Escola Cívico-Militar (ECIMC) Dejani Ribeiro Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, apresentaram um happy condenando o bullying.
O projeto contra o bullying nas unidades educacionais públicas de Cuiabá é pioneiro em Mato Grosso. Implantado em 2019, apresenta resultados positivos na reflexão e conscientização contra essa prática, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, profissionais, pais e estudantes.
A secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido que vem sendo realizado, com foco na formação e orientação de profissionais, estudantes e pais e destacou que a caminhada é uma forma da comunidade escolar se manifestar, dizendo não a situações que levam à violência , como o bullying. “Este é o momento de mobilizar a sociedade cuiabana. Nossos estudantes estão realmente conscientes ao dizerem não ao bullying. Cuiabá, é contra a violência no ambiente escolar e por isso esse movimento. Nossos estudantes realmente entenderam a mensagem. Temos mais uma etapa, o Fórum, onde faremos uma avaliação geral. Hoje foi lindo, nossas crianças participaram e foi maravilhoso”, destacou Edilene Machado.
A secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar disse que o envolvimento de todos no projeto é muito positivo. “É uma causa tão importante e, trabalhar o tema, despertar a consciência contra a violência escolar, dizer não ao bullying é fundamental para que tenhamos uma escola mais segura”, destacou.
Fórum
Ainda na programação da campanha, no dia 23 de junho, acontecerá o Fórum – Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying nas Unidades Educacionais. O evento será no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 14h.
Durante fórum serão avaliados os resultados das ações realizadas e desenvolvidas nas 169 unidades de ensino, desde o lançamento do Projeto no último dia 28 de abril.
Serviço:
‘Sem Plateia Não Tem Bullying’ – Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades educacionais de Cuiabá
Fórum - Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying nas Unidades Educacionais
Data: 23/06
Hora: 14h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
.
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°