Monday, 22 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Bahia

Em mais um encontro com gestores, Smed reafirma compromisso com a segurança de alunos e professores

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais um encontro com gestores escolares. O evento foi realizado no Planetário Municipal Prof. Ev...

23/05/2023 às 11h50
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais um encontro com gestores escolares. O evento foi realizado no Planetário Municipal Prof. Everaldo Públio de Castro, nessa segunda-feira (22), e contou com a presença de representantes das escolas municipais Alaor Coutinho, Irmã Barbosa, Lions Clube, Maria Rogaciana da Silva, Péricles Gusmão Régis, Prof.? Ita David de Castro, Rainha da Paz e Vilas Boas Moreira. No período no matutino, o tema abordado foi a segurança nas escolas e a preocupação em garantir a segurança de alunos e professores; à tarde, o foco foram as demandas internas das unidades.

O comandante da Guarda Municipal (GM), Cristóvão Lemos, apresentou o marco legal da GM, com base nos artigos 144 e 205 da Constituição e o artigo quarto da lei 13022/14, e disse que é preciso identificar as causas da violência, tendo a desagregação familiar como um dos principais fatores. Em seguida, apresentou o Projeto Escola Segura, desenvolvido em parceria com a Smed. “Pretendemos fazer reuniões periódicas com os pais e com os alunos. Vamos começar um projeto-piloto de reconhecimento facial e botão de pânico na Escola Municipal Milton Santos”. Reforçou que também está em estudo, a Central de Monitoramento da GM.

A delegada da Polícia Civil, Karla Rodrigues de Souza, informou que a entidade está à disposição das escolas para investigar qualquer tipo de violência nas unidades. “A criança pode sofrer uma violência sexual fora do ambiente escolar e acaba falando para o professor, ou alguém da escola que seja da sua confiança. Precisamos ficar vigilantes”.

Continua após a publicidade

Para a diretora da Alaor Coutinho, Rackeline Silva dos Santos Marques, as ideias apresentadas completam o trabalho desenvolvido na unidade contra a violência. Destacou também a questão da violência psicológica, obullying. “Quando acontece, chamamos os envolvidos, conversamos, escutamos, fazemos um relatório, chamamos os pais da vítima e do agressor”. Ela também agradeceu a parceria e atuação da GM.

A diretora da Escola Municipal Lions Clube, Yoná Luzia, destacou que a função de educar é da família. “Temos que conscientizar os pais, que a obrigação de ensinar os filhos a respeitar os mais velhos, saber quando e o que falar, ouvir, dizer obrigado, é de responsabilidade deles, não é da escola”.

Continua após a publicidade

Todos os diretores destacaram a importância de as unidades de ensino terem psicólogo e assistente social.

Edgard Larry
Edgard Larry

Para o secretário Edgard Larry, a questão da segurança escolar é um tema de preocupação nacional. Ele agradeceu a participação e a troca de experiências, o trabalho que está sendo desenvolvido em conjunto com os órgãos de segurança e a entidades parceiras no sentido de garantir a segurança nas escolas, e reconheceu que a presença de psicólogo e assistente social nas escolas é uma solicitação recorrente e que a Smed está verificando de que maneira pode suprir esta demanda. “Estamos buscando alternativas, por conta do tamanho da rede, e pretendemos dar uma resposta”.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários