
O novo Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) foi inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (19). Participaram do evento os ministros da Educação, Camilo Santana, da Casa Civil, Rui Costa, e da Saúde, Nísia Trindade, além da primeira-dama, Tatiana Velloso, do vice-governador, Geraldo Júnior, e outras autoridades. Na oportunidade, também foram entregues dois ônibus escolares.
Jerônimo e os visitantes assistiram aulas com os alunos, apresentações culturais, conheceram os equipamentos esportivos e dependências do Centro Educacional. Com investimento de R$ 23,4 milhões, a escola foi construída pela Companhia de Desenvolvimento (Conder), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). Esta é a 16ª unidade escolar entregue pelo Estado esse ano.



Com 24 salas, cinco laboratórios, auditório, refeitório, piscina semiolímpica, teatro, quadra poliesportiva e campo de futebol society, oferece aulas em tempo integral. O governador destacou que é muito mais do que um prédio com boa infraestrutura. “Essa é uma escola pensada para a juventude. Aqui temos bons educadores, gestores, coordenadores, cozinheiras, porteiros. É um projeto de educação inclusiva, de educação integral”. Jerônimo ainda informou que o Governo está preparando um pacote de licitações para novas escolas na Bahia, assim como a modernização de outras.
Adélia Pinheiro, secretária da Educação, apontou a importância do equipamento para a comunidade de Lauro de Freitas e entorno. “Essa é uma escola que atende 1060 estudantes em quatro cursos de educação profissional tecnológica, em dois eixos: gestão e tecnologia. É uma unidade com grande potencial de desenvolvimento de tecnologia e inovação”. Para a titular da pasta, na nova unidade, os estudantes podem desenvolver, nesses eixos, suas habilidades e competências, com foco em empreendedorismo, inovação e protagonismo.



O ministro da Educação Camilo Santana, que conheceu o modelo de escola implantado na Bahia, informou que as obras paradas da Educação serão retomadas em breve. “Temos 530 obras de educação pública paradas inacabadas no Brasil. O presidente Lula já assinou medida provisória para retomarmos todas as obras, para que possamos entregar todas as creches e escolas pendentes no país”, revelou o ministro.



O aluno do 2º ano do Centro Educacional, Tiago Alves Souza, elogiou a estrutura da unidade e demonstrou entusiasmo. “É imensa e atende perfeitamente o que nós alunos precisamos. Quero extrair ao máximo o que essa escola oferece, concluir meus estudos e fazer faculdade”, disse o estudante.
Repórter Raul Rodrigues
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°