
Uma ferramenta de estudo acessível, gratuita e multidisciplinar. Essa foi a proposta para a criação do programa “Se Liga na Educação”, que, em meio às restrições sociais e sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, auxiliou os estudantes da rede pública de ensino a continuarem estudando, mesmo que fora das salas de aula. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a Rede Minas , e foi ao ar pela primeira vez no dia 18/5/2020.
Com uma programação ao vivo e gravada, além das teleaulas, o “Se Liga na Educação” também tem blocos de tira-dúvidas e conteúdos que auxiliam os professores na didática pedagógica. O programa soma uma trajetória de aproximadamente 4 mil horas de aulas veiculadas, que representa um total de 7.200 teleaulas e 2.160 blocos do tira-dúvidas transmitidos nesses três anos.
O secretário de Educação, Igor de Alvarenga, marcou presença no quadro Tira-dúvidas Se Liga desta quinta-feira (18/5) para comemorar a data. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do programa que completa três anos de muito sucesso. “O programa permite que as aulas de nossos professores entrem na casa dos nossos estudantes, e aumenta, ainda mais, o acesso dos nossos estudantes a uma educação de qualidade”, destaca o secretário.
Mesmo após a pandemia, a iniciativa continua consolidada como uma ferramenta importante na democratização da educação. Recentemente, o programa ganhou mais dois quadros na grade de exibição da Rede Minas: o Minuto Se Liga e o Conexão Se Liga.
O Minuto Se Liga é composto por pílulas de conteúdo sobre datas comemorativas e conhecimentos gerais, veiculadas todos os dias na programação da TV. E o Conexão Se Liga é um quadro que faz parte do Jornal Minas primeira edição e apresenta notícias e informações sobre educação.
“Pessoas que pararam de estudar foram estimuladas a voltar ao assistir as teleaulas. Assim como vários estudantes já deram depoimento da experiência de passar em exames a partir do aprendizado adquirido com as aulas do programa” ressalta a gerente do programa Se Liga na Educação, Claudia Fernandes.
De Minas para o Brasil
Rompendo os limites estaduais, o “Se Liga na Educação” já está sendo transmitido em rede nacional desde abril de 2022. Em uma parceria firmada entre a SEE-MG, o Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Brasil (com 60 emissoras afiliadas), o programa expandiu seu alcance e agora pode ser assistido em todo o Brasil.
Também por meio do acordo, o MEC transmite as aulas do Se Liga na Educação diretamente para as escolas brasileiras conveniadas ao Ministério, pelo sinal de antena parabólica.
O Se Liga na Educação vai ao ar, pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30, sendo ao vivo das 11h15 às 12h30. O público ainda pode acessar as transmissões por meio do canal da emissora no YouTube, a qualquer momento, e conferir outros conteúdos, como o Quiz, o short e o Se Liga Rapidin. Também é possível acessar o programa por meio do site seliga.educacao.mg.gov.br/ .
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°