

A Secretaria Municipal Educação (Smed) realizou um encontro com diretores da rede municipal de ensino da zona urbana para tratar da segurança nas escolas. Além do secretário Edgard Larry e equipe, estavam presentes na reunião, que aconteceu no Planetário Municipal Everardo Públio de Castro, representantes dos órgãos se segurança, Conselho Tutelar da Zona Oeste, Sinserv e das escolas municipais Batista Peniel, Frei Serafim do Amparo, Juiz Gildásio Pereira Castro, Maria Célia Ferraz, Lisete Pimentel Mármore, Ridalva Correa de Melo Figueiredo, Zica Pedral e Centro Municipal de Educação Paulo Freire (Caic).
O secretário pediu aos gestores que o encaminhamento de demandas relativas a situações de violência comece pelo Núcleo de Monitoramento e Prevenção à Violência da Smed, setor responsável por analisar e acionar a instituição competente. “Não impede a escola de acionar diretamente o Conselho Tutelar e as polícias, mas é importante que comunique ao Núcleo. É fundamental que haja uma comunicação correta, eficaz. Serve de base para análise de dados, para direcionar ou redirecionar os caminhos”, disse.
Ainda segundo ele, as ações de segurança não estão sendo desenvolvidas para policializar as escolas. “Se assim for, perdemos o viés pedagógico”. E acrescentou que a 92ª Companhia da PM tem uma Central de Videomonitoramento já com algumas escolas. “Já iniciamos as tratativas para que todas tenham as câmeras. Além disso, a Guarda Municipal terá uma central em parceria com os demais órgãos de segurança”.
Representando a Polícia Civil, o delegado Fabiano Aurich esclareceu que o órgão tem o Núcleo da Criança e do Adolescente sob o comando da delegada Rosilene Moreira. “O Governo do Estado deve transformar em delegacia até o próximo ano, o que vai ampliar a equipe de trabalho, mas temos a equipe ali para tratar desses alunos, menores, tanto vítimas quanto autores de violência”, disse.
Em nome da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente Novaes disse que a orientação é para que toda solicitação recebida das escolas seja encaminhada uma viatura, e disse concordar que a escola não deve ser policializada. “No ambiente sagrado da escola, a educação deve prevalecer. Mas obviamente que há situações em que são exigidas a intervenção de órgãos de segurança”.
O representante da Guarda Municipal, inspetor Gomes, disse que a atuação está sendo feita em parceria com a Smed, com viaturas de dia e à noite fazendo a ronda escolar. “A ideia é expandir para a zona rural. O comando tem a pretensão de descentralizar o Grupamento Ronda Escolar (GRE) para que as informações e as solicitações sejam direcionadas para o mesmo local. Vai facilitar o contato com a Smed e com as escolas municipais”, salientou.
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°