

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está promovendo desde ontem (16), mais uma formação para monitores da educação infantil, desta vez abordando o Brincar na Escola. O objetivo do encontro é realizar o treinamento dentro da perspectiva da educação inclusiva nas escolas municipais.
Integrante da equipe de coordenação da educação especial do Núcleo Pedagógico da Smed, Fabrine Soares Barroso foi a preletora do evento. Ela explica que é importante trabalhar a importância da brincadeira, a exemplo das competências desenvolvidas no ato da brincadeira, como autonomia, comunicação, criatividade, a própria motricidade e verificar junto à prática quais são os estímulos e os gatilhos para ativar em cada criança.
Foram utilizados três painéis, colocados no chão, para a realização das brincadeiras. Fabrine destacou que a intenção desses brinquedos é trabalhar a psicomotricidade, a questão dos membros inferiores, quantidades e números. “Nesse primeiro momento, até cinco anos, as competências estabelecidas de letramento são essas”.
A coordenadora de educação infantil, Júlia Alves, disse que a formação está dentro da proposta apresentada pelos monitores com os temas a serem trabalhados. “Começamos com a contação de histórias e agora continuamos com o brincar. A importância que o brincar tem no desenvolvimento das crianças”. Ela também enfatizou a satisfação dos monitores com a primeira, gerando expectativa positiva em torno deste segundo encontro.
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais Mín. 23° Máx. 24°