
Evento é organizado pela Fadeb/MS e vai contar com a presença de gestores municipais, parlamentares e lideranças indígenas, no auditório da UEMS em Campo Grande
A Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) vai promover, nesta quinta-feira (18), o encontro de gestores públicos de todo o Estado para o Seminário de Integração “Alfabetiza MS Indígena”, uma ramificação do programa MS Alfabetiza, criado em 2021 e em prática na rede pública de ensino desde o início do ano passado.
O encontro será realizado no auditório da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a partir das 13h30, e contará com a presença de prefeitos e secretários municipais, parlamentares, gestores do Governo do Estado e lideranças indígenas de 23 municípios de Mato Grosso do Sul.
Na programação, estão previstas falas das autoridades envolvidas, apresentação do programa e a palestra do professor Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá. Mestre e doutor em linguística, ele é autor de livros e cartilhas, dedicando-se à produção de materiais didáticos para alfabetização e letramento. Entre as novidades que serão tratadas no evento está a adequação linguística de material didático para línguas Guarani, Kaiowá, Kadiwéu e Terena.
MS Alfabetiza
Criado em 2021, o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.
No primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.
Apoio
Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).
Fadeb/MS
Responsável pela organização do evento que acontece nesta quinta-feira, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica tem por finalidade subsidiar, apoiar, incentivar e promover estratégias que possam contribuir com a formação dos profissionais da Educação, além de fomentar a Educação Integral no Estado, com atividades científicas e tecnológicas.
Serviço
O Seminário de Integração “Alfabetiza MS Indígena” será realizado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a partir das 13h30. O evento contará com a presença de prefeitos e secretários municipais de Educação.
Para atendimento à imprensa, estarão disponíveis representantes da Undime e Assomasul, gestores de pastas do Governo do Estado e a diretoria da Fadeb/MS.
SED
Foto: Chico Ribeiro/arquivo
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais Mín. 23° Máx. 24°