Tuesday, 23 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Bahia

Smed dialoga com auditores fiscais sobre parceria em projeto de educação fiscal

Representantes do Instituto dos Auditores Fiscais (IAF) se reuniram com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a fim de apresentar uma p...

13/05/2023 às 18h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Representantes do Instituto dos Auditores Fiscais (IAF) se reuniram com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a fim de apresentar uma proposta de parceria para implantação de um Projeto de Educação Fiscal nas escolas da rede municipal.

O diretor de Comunicação e coordenador do Prêmio IAF de Educação Fiscal, Stephenson Cerqueira, afirmou que o tema é importante para ser tratado nas escolas, porque é uma forma de preparar os alunos para o exercício da cidadania através do controle social. “A ideia é levar aos alunos, que são multiplicadores, os conhecimentos básicos de tributos”.

O projeto explica como os tributos pagos pelo cidadão se transformam em receita pública, como as receitas públicas são utilizadas para as despesas públicas no atendimento às necessidades da sociedade, como o cidadão pode acompanhar a aplicação desses recursos, os gastos, e como utilizar a lei da Transparência para verificar se as aplicações estão bem divulgadas.

Continua após a publicidade

Outro enfoque é fazer conhecido o sistema de ouvidorias. “Mostrar onde eles podem ter acesso para denunciar, dar sugestões ou fazer críticas sobre qualquer tema que envolva esse interesse da sociedade. Queremos envolver as pessoas para elas exercerem verdadeiramente a cidadania através do controle social”, finalizou.

O secretário Edgard Larry parabenizou a iniciativa e gostou do que foi apresentado. “Agora, vamos estudar a possiblidade de viabilizar esta parceria o quanto antes para a rede. Mais uma instituição que nos procura, isso mostra o reconhecimento do Governo para Pessoas na área da educação”, disse. Para o secretário, o ideal é realizar o trabalho junto aos alunos maiores e matriculados no Ensino Fundamental II.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários