O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da zona rural de Vitória da Conquista, promoveu uma atividade da campanha Maio Materno com as mulheres da região de Queimadas. O Maio Materno é uma campanha realizada pela Prefeitura no mês das mães, e busca a valorização dos cuidados ofertados a gestantes e puérperas nos serviços da rede municipal.
O encontro organizado pelo Cras também faz parte do programa Primeira Infância no Suas (PIS) e contou com a participação da enfermeira Meire Aguiar, que atua no Programa de Saúde da Família e atende as localidades de Inhobim, da qual Queimadas faz parte.
Durante a palestra, a enfermeira tirou as dúvidas das mulheres da região sobre o período da gravidez e do puerpério. Foi apresentado quais são os alimentos que devem ser evitados e quais hábitos devem ser mantidos para que a mãe tenha uma boa gestação e o bebê tenha um crescimento saudável.
A enfermeira explicou que esses espaços de discussão e aprendizado sempre têm um impacto positivo na vida dos moradores das comunidades rurais. “Não é apenas de apoio financeiro que essas pessoas precisam, mas também precisam de conhecimento. Quero mostrar a essas mulheres que elas podem se alimentar de forma saudável com o que elas plantam em suas casas. Uma gestante bem nutrida tem um bebê bem nutrido”, explicou a enfermeira.
A gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira, disse que o objetivo do encontro foi sensibilizar as mulheres do território desde o período de gestação até o puerpério. “Acompanhamos essas mães e gestantes, portanto queremos promover mais ações como essas para levar informação de qualidade e garantir que elas possam ter uma boa gestação”, relatou a gerente.
As atividades foram conduzidas pela mobilizadora social, Bruna Santos, que desenvolve as atividades do programa Primeira Infância no Suas. “Decidimos criar um espaço para que essas mulheres pudessem trocar experiências, daí veio a motivação para chamar uma enfermeira. É importante que esse espaço tivesse a presença de uma profissional que acolhesse as falas dessas mães e gestantes”, salientou Bruna.
Letícia Santos está grávida do seu primeiro filho e participou do encontro para aprender com as informações que a enfermeira Meire trouxe e também com as demais mães da comunidade. “Para mim foi uma ótima experiência, descobri quais alimentos devo evitar e quais devo comer com mais frequência. Assim que chegar em casa, vou mudar a minha rotina para garantir que meu filho chegue aqui com saúde”, disse a jovem gestante.
Mín. 23° Máx. 26°