O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) chegou à marca de 33.043 pacientes atendidos em três anos de funcionamento. A unidade dispõe de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, 22 leitos de Clínica Médica, bem como oito leitos de psiquiatria, 30 de clínica cirúrgica, 32 leitos na urgência e emergência e 30 leitos de internação na clínica traumatológica. Além disso, realiza atendimentos de oncologia e hemodinâmica cardiológica, na qual realiza cateterismos e angioplastias.
Francisco Maia, 86, é um dos pacientes atendidos pelo HRVJ. O aposentado está internado na clínica traumatológica para realização de uma cirurgia na perna esquerda, após ser atingido por um carro e ter o membro quebrado. “Estou muito bem e feliz em ter a oportunidade de me operar aqui. O atendimento é ótimo e espero ficar bom logo”, disse Muito simpático, o jaguaruanense.
Francisco Maia está internado na clínica traumatológica para realização de uma cirurgia na perna
Em agosto de 2023, o Governo do Estado anunciou o início do serviço de politrauma 24 horas no HRVJ. Ao todo, o serviço, que funciona de portas abertas desde 21 de agosto do ano passado, recebeu 82 novos leitos, sendo 32 leitos de observação na emergência, 30 leitos de internação, dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já em seis de agosto de 2024 houve inauguração de mais dez leitos de UTI, ampliando a oferta de serviços.
Até o outubro de 2024, houve 11.236 atendimentos na urgência e emergência. Foram realizadas 443 neurocirurgias, 3.536 cirurgias ortopédicas, 557 cirurgias bucomaxilofaciais, 124 cirurgias vasculares e 73 cirurgias plásticas. Na oncologia, desde a abertura até outubro de 2024, já foram realizadas 2.044 sessões de quimioterapias, 1.167 análises histopatológicas, 719 cirurgias, 3.779 sessões de radioterapia e, no momento, há 2.037 pacientes em tratamento.
Os serviços de imagem funcionam plenamente na unidade
No serviço ambulatorial, conta com especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, proctologia e cardiologia. Além disso, toda a parte de diagnóstico em imagem encontra-se em atividade, oferecendo endoscopia alta e colonoscopia, ultrassonografia, radiografia, ressonância, tomografia, raio-x e eletrocardiografia. Conta ainda com serviço de apoio para internação em hemodiálise em agudos, serviço de agência transfusional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, psicologia e serviço social.
No quesito ensino e pesquisa, se destaca ofertando duas residências, uma Multiprofissional em Terapia Intensiva e outra Médica em Cirurgia Geral, além disso, oportuniza estágios para alunos dos cursos de enfermagem, técnico em enfermagem, psicologia, nutrição e fisioterapia. “São 20 municípios atendidos e milhares de pessoas beneficiadas com uma saúde de qualidade e profissionais altamente capacitados e engajados com o bem-estar dos pacientes. Saliento ainda que os desafios são muitos, mas toda a equipe está sempre engajada para superá-los. Isso é transformar a saúde para o bem-estar social”, pondera o diretor-geral da unidade, Bergson de Brito Moura.
A unidade alcançou 100% de conformidade aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos conforme a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente do ano de 2023, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária. Além disso, faz parte da Rede Brasileira de Hospitais Sentinela (estratégia da Anvisa para monitorar a segurança de produtos de saúde), bem como foi eleito como um lugar incrível para trabalhar em 2024, sendo certificado pela FIA, plataforma que avalia ambiente de trabalho e experiência em organizações.
O hospital possui ainda uma estação própria de tratamento de esgoto
O hospital possui ainda uma estação própria de tratamento de esgoto com pós-tratamento para reúso em pleno funcionamento dentro das suas instalações. É o único hospital entre os regionais a contar com um moderno sistema de reaproveitamento da água, que, após o tratamento, é reutilizada para irrigação do jardim e também em vasos sanitários e mictórios. A estação de reúso fomenta ainda a sustentabilidade e reafirma o cuidado da unidade hospitalar com o meio ambiente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional de forma sustentável e inovadora, pontos importantes defendidos pelo HRVJ.
No último dia 25 de novembro, a unidade completou três anos de funcionamento, prestando serviços de média e alta complexidade a 20 municípios do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe. A unidade hospitalar está localizada nas proximidades da BR-116, entre Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova. O hospital ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados.
Mín. 23° Máx. 26°