Tuesday, 23 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Bahia

Smed promove encontro com gestores escolares da Zona Rural para tratar da segurança nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniu com gestores escolares dos Círculos Escolares Integrados de Bate-Pé, Campo Formoso, Capinal, Ga...

10/05/2023 às 17h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniu com gestores escolares dos Círculos Escolares Integrados de Bate-Pé, Campo Formoso, Capinal, Gameleira, Iguá, Limeira, Nucleadas e Pradoso. Este foi o terceiro encontro realizado com unidades da Zona Rural, tendo a segurança escolar como tema do debate. Além da Smed, participaram do encontro órgãos de segurança pública e instituições parceiras.

O secretário Edgard Larry destacou que a Smed está trabalhando para implantar o videomonitoramento nas escolas e relatou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atenção, Monitoramento e Prevenção à Violência da Smed e pelos órgãos de segurança. Segundo ele, a proposta para que haja psicólogos e assistentes sociais nas escolas já está em estudo pela secretaria.

O comandante do Grupamento da Ronda Escolar (GRE), inspetor U Ribeiro, afirmou que o trabalho é realizado em conjunto com o Núcleo da Smed e demais forças militares. “Planejamos agir antes que os primeiros crimes primários ocorram, inibindo assim os crimes superiores. É uma ação contínua para que no âmbito escolar e até no familiar, possamos alcançar e fornecer a segurança pública para a toda a população”.

Continua após a publicidade

Representando a 92ª Cia Independente da Polícia Militar, o subtenente Fábio informou que o tenente-coronel Moreira e o coronel Ivanildo já estão tratando essas solicitações com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Estamos dando total atenção, com permanência de efetivo na frente das unidades e imediações. Nossa área é muito grande. As bases de Bate-Pé, Inhobim, Lagoa das Flores e José Gonçalves continuam ativas e com viaturas”, informou.

A diretora do Círculo Escolar Integrado (CEI) do Iguá, Tânia de Souza, disse que o mundo pós-pandêmico está doente e que a violência se combate, necessariamente, com educação. “As pessoas tiveram que fazer isolamento social, e isso as afetou, mentalmente, de alguma forma. E alguns só conseguem extravasar através da violência. Por isso que a prevenção e o combate à violência nas escolas perpassam pela educação. É preciso educar os alunos, pais, professores, os profissionais de apoio, porque a violência tem afetado diretamente a escola”, disse, acrescentando que muitos pais jogam., para a escola, a responsabilidade do educar para a convivência social e para a vida.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários