“Caminhar com passos largos e de mãos dadas pelo fortalecimento do SUAS”. Essa frase marcou a cerimônia de lançamento da 3ª etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS, realizada nesta sexta-feira (5), no prédio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube SeadesBa.
Com o tema “Esperançar e Reconstruir: perspectivas para a Política de Assistência Social”, o CapacitaSUAS é uma ação conjunta do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), em parceria com o Governo Federal, UFBA e Programa Nacional das Nações Unidas (PNUD).
A ação tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para técnicos/as de nível superior dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) dos 417 municípios da Bahia. Compondo a mesa de abertura, a secretária da Seades, Fabya Reis, demonstrou otimismo no combate às desigualdades.
“Esse curso ofertado aqui hoje é para vocês que se mantiveram firmes a favor do SUAS. Uma oportunidade de preparo para aqueles que fazem a busca ativa de tantas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, pobreza e extrema pobreza em nosso estado. Juntos mudaremos esse quadro”, declarou a secretária.
A 3ª etapa do CapacitaSUAS, ofertará três cursos e 6.337 vagas para técnicos de referência de nível superior, especificamente atuantes nas unidades de atendimento do SUAS dos municípios. Para a execução dos cursos será investido o valor de R$ 3,2 milhões, proveniente de cofinanciamento federal.
“Nós da UFBA temos uma enorme alegria e compromisso em fazer parte dessa tarefa voltada para a garantia de direitos. A presença de cada um de vocês aqui hoje é um sinal de que nós venceremos a batalha e faremos o melhor para que a igualdade seja assegurada da melhor maneira”, destacou o reitor da UFBA, professor Paulo Miguez .
Qualificação
O CapacitaSUAS também tem a finalidade de potencializar e dar visibilidade às novas práticas profissionais, tornando-as mais conectadas às demandas e necessidades das famílias e dos indivíduos que demandam da política da Assistência Social. A aula foi ministrada pela assistente social e ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, além da psicóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Isabel Maria Fernandes.
“Só o conhecimento constrói futuro, novas posturas e atitudes que fazem a gente mudar de lugar. E nós queremos defender que é possível ter democracia, justiça, equidade e direitos assegurados para toda a população brasileira”, pontuou a ex-ministra Márcia Lopes. Em sua apresentação, a professora Isabel Fernandes, explicou que “quanto mais iniquidade, mais a assistência social deve crescer, em vista que o combate a pobreza envolve a política pública e a economia, sendo assim se faz necessário um Estado protetor”.
Presente na ocasião, o assistente social Renan Vieira, da cidade de Heliópolis, falou sobre a relevância da capacitação. “Hoje a Seades e a Bahia dão um passo importante para a educação permanente com o processo de reestruturação do SUAS no estado. Estão sendo garantidas as chances de qualificar as equipes, os serviços e de promover proteção social para todos os baianos”, ressaltou.
Fonte: Ascom/Seades
Mín. 24° Máx. 27°