
O deputado estadual Renato Câmara, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, esteve nesta terça-feira (10/3) no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul para avançar na articulação que busca colocar em funcionamento o Parque de Conservação Municipal de Naviraí. A iniciativa ocorre em parceria com o prefeito Rodrigo Sacuno. Também participaram da reunião o gerente de Desenvolvimento de Naviraí, José Antônio Cordeiro Leal Mano, e o gerente de núcleo, Lucas.
Durante a agenda, Renato Câmara foi recebido pelo gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, com quem discutiu caminhos técnicos e institucionais para viabilizar a ativação do parque, respeitando as regras ambientais e criando oportunidades para o turismo sustentável na região.
Segundo o deputado, a articulação busca integrar o governo do Estado, a prefeitura e parceiros estratégicos para transformar o parque em um novo polo de turismo ecológico e desenvolvimento regional.
“Nosso objetivo é construir um modelo sustentável, que preserve o patrimônio ambiental de Naviraí e, ao mesmo tempo, gere oportunidades de turismo, emprego e renda. Isso só é possível com diálogo e integração entre o Estado e o município”, destacou Renato Câmara.
Entre as medidas discutidas está a elaboração de um plano de negócios, que poderá ser solicitado ao Sebrae, para identificar atividades turísticas viáveis dentro da área de conservação, como trilhas ecológicas, passeios náuticos, observação de aves e estruturas de apoio aos visitantes.
Outro ponto debatido é a criação de um sistema transparente de autorizações para visitação e atividades turísticas no parque, preferencialmente por meio digital, facilitando o acesso de visitantes, operadores e empresários interessados em investir no local.
Também foi discutida a possibilidade de integrar o parque municipal com outras áreas naturais da região, como o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, fortalecendo um corredor regional de turismo de natureza no sul do Estado.
A proposta inclui ainda a realização de um famtour com operadoras de turismo e empresários do setor para apresentar o potencial da região, além da criação de um calendário de eventos ligados à natureza, como corridas, ciclismo e passeios de caiaque.
Para Renato Câmara, o funcionamento do parque pode abrir novas oportunidades econômicas para Naviraí sem comprometer a preservação ambiental.
“O turismo de natureza é uma grande oportunidade para nossa região. Com planejamento e responsabilidade ambiental, podemos transformar o parque em um importante ativo de desenvolvimento para Naviraí e para todo o sul do Estado”, afirmou.
Renato Câmara é vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e um dos deputados que mais trabalham pelo meio ambiente, pelo agro, pela segurança pública, pelo leite, pela suinocultura, pelos agentes comunitários de saúde, pelos assistentes sociais e pelos idosos no Estado.
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha Mín. 24° Máx. 26°