A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da gerência de Apoio Técnico e Assessoramento à Rede Socioassistencial Privada, se reuniu com a equipe da Instituição Lar Girassol para orientações acerca da inscrição da entidade junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), e Conselho da Pessoa Idosa, além de acompanhar e apoiar a entidade quanto à adesão a programas, projetos, incentivos e isenções financeiras municipais, estaduais e federais.
Aproveitando o ensejo, foi realizada a atualização cadastral do CadÚnico das pessoas idosas residentes no Lar Girassol, na quarta-feira, 3. Na ocasião também foi realizado o referenciamento dessas pessoas junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A ação articulada pela Semdes teve como objetivo integrar o Lar Girassol ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em uma perspectiva de garantia de direitos à população idosa. A gerente de Apoio Técnico e Assessoramento a Rede Socioassistencial Privada, Karine Gomes, explica que “além desta ação de hoje, estamos prestando apoio junto a equipe administrativa do Lar, para regularização da instituição junto ao Conselho Municipal de Assistência Social”.
Localizado no bairro Patagônia, o Lar Girassol funciona há três anos e atualmente acolhe 29 pessoas idosas, 14 mulheres e 15 homens. Marta Andrade Novais, responsável pelo Lar, ressalta a importância das ações em parceria com a Semdes são essenciais para o funcionamento e permanência do espaço. “Essas ações, em parceria com a secretaria e com o Conselho do Idoso, dão força para o nosso trabalho”, afirma Marta.
Mín. 23° Máx. 26°