Tuesday, 23 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Acre

Educação do Acre promove reunião com secretários acerca da municipalização do ensino fundamental

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipa...

03/05/2023 às 19h06
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promoveu na  terça-feira, 2, reunião com os secretários de Educação de todos os municípios acreanos, na sede da SEE, em Rio Branco, para tratar sobre a municipalização do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

A municipalização tem como objetivo transferir a responsabilidade pela gestão dessa etapa para as prefeituras, garantindo um ensino de qualidade e uma maior proximidade entre as escolas e a comunidade. Além disso, a municipalização permite uma maior agilidade na tomada de decisões e na implementação de políticas educacionais, o que pode levar a melhorias na qualidade da educação.

Encontro reuniu secretários de Educação de todos os municípios acreanos, onde trataram sobre os passos a serem tomados para a municipalização da educação. Foto: Vinícius Charife/SEE
Encontro reuniu secretários de Educação de todos os municípios acreanos, onde trataram sobre os passos a serem tomados para a municipalização da educação. Foto: Vinícius Charife/SEE

O secretário de Educação de Cruzeiro do Sul e presidente da Undime no Acre, Amarísio Saraiva, pontua que o processo está respeitando as limitações dos municípios, e nada será feito sem um planejamento conjunto. “No primeiro momento existem as dúvidas, o susto, as angústias com relação ao financeiro, mas quando você coloca os pontos, expõe a negociação entre municípios e Estado, na qual o município coloca sua dificuldade, vemos o que é possível executar”, explicou.

A ideia é que, neste primeiro momento, as escolas de ensino fundamental possuam uma gestão compartilhada, para que as cidades adequem suas necessidades, sem prejudicar o funcionamento das unidades escolares. “Hoje nós acreditamos que iniciamos um processo de consolidação desse processo de municipalização, que vai ser para melhoria da qualidade de ensino do estado”, complementou Amarísio.

Continua após a publicidade

O objetivo é que até o fim de 2024, 100% da rede pública de ensino fundamental esteja municipalizada. Para o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, o Estado já está atrasado nesse processo, considerando que a responsabilidade pelos anos iniciais é do poder municipal desde a promulgação da Constituição de 88. “Durante todo este ano nós estamos abrindo a discussão junto com os municípios, vendo a capacidade e o plano de trabalho para que possamos fazer esse processo de forma tranquila, pacífica e pensando no ganho da comunidade em geral”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários