
Nesta quinta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado, no município de Central, na Chapada Diamantina. Com investimento total de R$ 26 milhões do Governo do Estado, a nova unidade dispõe de 12 salas de aula, quatro laboratórios, dois espaços temáticos, biblioteca, restaurante, teatro, quadra poliesportiva, campo de futebol society, banheiros, vestiário, guarita e área administrativa.
“A escola que nós utilizávamos, a Prefeitura vai utilizar para a rede municipal de Ensino Fundamental. Então, acaba que o município ganha duas escolas. E nos comprometemos a articular projetos para que os estudantes passem mais tempo na escola desde o Ensino Fundamental. Também incentivamos, e pedimos mais participação da família e da comunidade, não só como visita, mas também para que usem o teatro, a quadra, o campo, tudo de forma articulada para que desde pequenas as crianças tenham o despertar e queiram estudar aqui”, declarou Jerônimo. Ainda conforme o governador, em breve a comitiva estadual deve voltar ao município de Central e de Jussara para entregar outras obras da Companhia de Desenvolvimento (Conder) e da Segurança Pública.
Na mesma ocasião, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) entregou um ônibus escolar para atender aos estudantes da zona rural. “Entregamos a escola junto com o ônibus. Agora, no mês de abril, executamos a primeira parcela do financiamento para o transporte escolar dos nossos estudantes. São três parcelas ao longo do ano. Dessa forma, garantimos também o acesso dos nossos estudantes da zona rural”, afirmou a titular da educação, Adélia Pinheiro. Ela ainda explicou que a unidade conta com 600 estudantes e já oferece ensino profissional técnico em agroecologia e gestão ambiental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).



Ensino Integral
“Essa escola representa o avanço da educação pública de qualidade de tempo integral. Além das oficinas de teatro, música, capoeira, nós temos também as ampliações das aprendizagens através dessa ampliação do tempo, mas do tempo que representa qualidade. O NTE [Núcleo Territorial de Educação] está muito satisfeito com a escola de Central. Isso representa que pensar a educação pública, é também pensar na garantia de direitos dos estudantes. E tudo é mais fácil de assegurar quando se têm mais tempo de qualidade nas escolas”, afirmou a diretora do NTE de Irecê, Fabrizia Pires.
Para o professor de química, Anderson Ramos, o novo laboratório da disciplina vai ajudar muito o seu trabalho. “Hoje, o que a gente vê aqui após a inauguração, a apresentação, toda a estrutura, a gente tem muito que agradecer. Não só os professores, todos os funcionários, os alunos, porque vai facilitar, vai estimular o nosso trabalho. A gente vai ter a oportunidade de relacionar teoria com prática. O laboratório vai ajudar muito”, afirmou.
Repórter: Lina Magali




Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 25°