
Em um dia histórico para Vitória da Conquista, a Prefeitura realizou as eleições dos membros da sociedade civil para compor o primeiro Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG), criado pela prefeita Sheila Lemos. Na tarde desta quarta-feira (26), integrantes de movimentos sociais da comunidade LGBTQIAP+ se reuniram no Centro Integrado de Direitos Humanos para a escolha dos seus representantes.

Quatro segmentos representativos integram a frente da sociedade civil: mulheres trans, homens trans, mulheres cis lésbicas e homens gays cis. Foram 11 candidatos inscritos, com a eleição de quatro membros titulares e dois suplentes, para exercício no biênio 2023-2025.
Uma delas foi a mulher trans Denise Ventura, do Coletivo Vagalumes, que falou sobre o significado do conselho para a comunidade LGBTQIAP+. “Este conselho veio consolidar que nós existimos, que nós fazemos parte da sociedade e estamos aqui. Então estamos nos organizando no conselho pra representar [eu, como mulher trans, e outros segmentos que estão junto com a gente , buscando fazer os nossos direitos valerem a pena”, disse.
Também do Coletivo Vagalumes, Isadora Oliveira foi eleita no segmento representativo de mulher cis lésbica. “A gente vai tentar fazer o máximo para que todo mundo se sinta representado e se sinta acolhido. E que a gente consiga fazer essa escuta e essa troca com a comunidade. A gente precisa da instituição, do poder público, pra fazer e executar essas leis, mas a gente precisa também que a população dê respaldo, e a gente cobre essas ações de fato. E esse momento, hoje, realmente é um marco histórico”, afirmou.
Desde a implantação da Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, em 2014, vem sendo reivindicada a implantação do conselho. O CMDSG foi criado somente em 2022, pela Lei nº 2.656, sancionada pela prefeita Sheila Lemos.

O coordenador da pasta, José Mário Barbosa, falou da importância da sensibilidade da prefeita na concretização desse marco. “Ela entendeu como uma ferramenta importante para a população frágil, e isso fortalece a nossa política. Isso é compromisso, é responsabilidade. Isso, sim, é governar para pessoas, que é você trazer uma política de direitos humanos com uma ferramenta que vai fortalecer mais. É emocionante, deixa a gente forte, e é gratificante saber que nós teremos ferramenta de participação de igual para igual, governo e sociedade: isso é governança”, destacou.
O CMDSG possui instância deliberativa e fiscalizadora da implementação das diretrizes das políticas LGBTPQIA+, em Vitória da Conquista. A posse dos primeiros conselheiros do órgão acontecerá no dia 15 de maio, às 18 horas, também no Centro Integrado de Direitos Humanos.
Também foram eleitos para representar a sociedade civil: Jean Tigre Farias (homem trans), Felipe Souza Bonfim (homem cis gay), Wilson Luiz Granja do Prado (homem cis gay, suplente) e Cissa Nunes Barvosa Silva (mulher cis lésbica, suplente). O órgão também possui quatro membros do Poder Executivo e dois do Poder Legislativo.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°