Tuesday, 23 de June de 2026
23°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Bahia

Secretaria Municipal de Educação promove formação para monitores de educação infantil sobre contação de histórias

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está realizando formação para monitores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e creches con...

26/04/2023 às 16h56
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está realizando formação para monitores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e creches conveniadas, de 25 a 27 abril, no espaço de literatura infantil da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, local adequado para se trabalhar o tema principal sobre Contação de Histórias.

Responsável pelo treinamento, a gerente da Biblioteca Municipal e contadora de histórias, Jeane Mary Soares Rocha, informou que o tema está sendo trabalhado de forma lúdica. “Estamos com servidores da educação infantil. Não podemos falar de infância, sem mencionar as brincadeiras. Então a história também tem esse elo para que a criança possa trabalhar com a imaginação, a fantasia e isso é muito importante, porque a criança quando brinca e ouve história, se reconstrói e constrói alguns elos tanto na área psicológica, como física. Aspectos que elas não entendem na vida adulta, mas através da história eles passam a compreender”.

Jeane Marie
Jeane Marie

Entre os tipos de contação de histórias, trabalhados na formação, estão a história cantada, com ginástica historiada e também a tradicional. “Os pais não contam mais histórias, então é importante também trabalhar com a forma tradicional, uma boa leitura, obedecendo todas as técnicas de leitura dinâmica”. Para Jeane, a contação de histórias é uma tradição que está se perdendo e que nos dias atuais serve como uma ferramenta para abrir um diálogo. “Estamos perdendo o diálogo, de conversar e de ouvir, então, a história é muito importante neste momento que a gente está vivendo”.

Continua após a publicidade

Integrante da equipe de coordenação da educação infantil, do Núcleo Pedagógico da Smed, Karina Melchisedeck Meira destacou que o objetivo da formação é proporcionar um encontro enriquecedor para os monitores, algo dinâmico, participativo e significativo, para que possam usar a contação de histórias como um recurso de aprimoramento da prática pedagógica, potencializando as várias aprendizagens das crianças da educação infantil.

Para a monitora do CMEI Senhorinha Cairo, Priscilla Nogueira Oliveira, a formação é necessária, porque as questões de pedagogia, de ensino e aprendizagem, vão se desenvolvendo cada dia mais. “Temos que acompanhar as mudanças e participar de formações, correr atrás de mais conhecimentos e repassar aos alunos”, disse. Sobre a oficina de contação de histórias, ela considera que se trata de algo fundamental na educação infantil. “Na contação de história, desenvolvemos a imaginação, a criatividade e a oralidade da criança”, concluiu

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários