
A professora baiana de Língua Portuguesa e assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Vitalina Silva, está entre as nove finalistas da segunda edição do Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação, com o projeto ‘Educação antirracista’. Iniciativa da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho com o propósito de mapear, reconhecer e celebrar as práticas inovadoras que potencializam o futuro da Educação no Brasil, a premiação será transmitida pela emissora nesta quarta-feira (26), depois da novela das 21h. O prêmio contemplará seis iniciativas com um aporte financeiro de R$ 200 mil para cada.
Nesta edição, o Prêmio do Movimento LED teve mais de duas mil inscrições em todo o país, tendo sido selecionados 60 projetos, sendo 20 em cada categoria:Educadores Inovadores; Estudantes Inovadores; e Empreendedores e Organizações Inovadoras. A professora Vitalina conta que está sendo significativo participar de uma premiação que dá holofotes para a Educação. “Foi uma seleção muito exigente. Quando fiquei entre os 60 selecionados, já me deu uma satisfação muito grande e fiquei esperançosa de entrar para a segunda etapa. Os projetos que concorreram são todos muito interessantes e estar entre os três na minha categoria me gerou uma grande felicidade”, comemora.
A finalista conta que a mobilização dos estudantes na compreensão do seu lugar no mundo foi a semente do seu projeto. “Agora, estamos só colhendo os frutos de um trabalho que deu certo inicialmente na escola e que me motivou a escrever e inscrevê-lo no prêmio. A gente quer é que eles estejam preparados para enfrentar o racismo estruturante na sociedade e que as mudanças precisam acontecer a partir de nós. Hoje, estar participando de uma premiação que dá valor à escola pública e que será transmitida por uma emissora com visibilidade nacional, junto a parceiros importantes dando sustentabilidade, têm um significado especial”.
A educadora detalha que a proposta do projeto nasceu em sala de aula do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, onde leciona para estudantes do Fundamental II. No ambiente escolar, a pauta do antirracismo na Educação é discutida com o objetivo “de superar as desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”, como destaca Vitalina, em alusão a uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), criado para que a escola pudesse avançar na construção de estratégias efetivas de enfrentamento ao racismo estrutural e aos preconceitos que sustentam as relações sociais do país.
Fonte: Ascom/SEC
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 25°