
Com acolhida especial, descontração e reforço na segurança, todas as 348 escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul estão em funcionamento normal nesta quinta-feira (20).
Na EE Henrique Ciryllo, na Avenida Capital, em Campo Grande, alunos e professores foram recepcionados com música, termômetro dos sentimos e mural para mensagens de paz. Na entrada da unidade a comunidade escolar dividiu espaço com policiais militares do programa “Escola Segura, Família Forte” e do NISE (Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar), além da patrulha do COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado).
A intensificação no policiamento e nas rondas realizadas pela PM (Polícia Militar) também ocorreu nas proximidades das escolas municipais e particulares da Capital e do interior.
“Nós temos o efetivo intensificado, tanto nas rondas quanto na presença em pontos estratégicos na cidade e em todo o Estado. Estamos atentos as demandas e atuando com muito agilidade e efetividade, que é o mais importante”, afirmou o coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário executivo de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Além da atuação da PM, que os estudantes afirmam ser constante nos horários de entrada, saída e no período regular de aulas, as escolas também discutiram sobre segurança e outros temas relacionados. “A gente se preparou para este dia. No começo minha mãe ficou com medo, e eu também. Mas passou. Eu sei que a escola é um lugar seguro”, afirmou a aluna do 6° ano, Ana Júlia da Conceição.
Ela e os colegas de sala vestiram camisetas brancas, para mostrar apoio ao “Dia S de Segurança nas Escolas”, a ação desenvolvida em conjunto entre a Sejusp e a SED (Secretaria de Estado de Educação).
“A gente não pode deixar que as fakes news nos deixem com medo. Eu achei super legal o que fizeram. Hoje está sendo o melhor dia da minha vida na escola”, disse animada a aluna Sophia Passos Pimentel, também do 6° ano.
Maria Fernanda Taveira, 11 anos, do 7° ano, decidiu deixar uma mensagem no mural da paz, instalado logo na entrada escola. “Que esse dia seja um dia abençoado”, com um coração na assinatura e letra caprichada, Maria Fernanda expressou e deixou registrado seu desejo. “Eu sei que foi divulgada muita ameaça falsa, mas aqui na escola a gente sabe que não tem perigo. Por isso eu vim na aula. Está tudo bem”, disse.
O professor de História Rafael Mascarenhas pontuou que a situação que ganhou força na semana passada foi tratada com clareza em sala de aula. “A gente conversou com os alunos, logo que começaram a falar para nós. Tranquilizamos eles, porque é importante manter a calma e orientamos para que não amedrontasse outros alunos e as famílias. De modo geral a maioria participou das aulas”.
O diálogo e as ações posteriores são pontos importantes que serão mantidos nas escolas. “Essa reflexão sobre o espaço escolar seguro é importante. Estamos apresentando o aparato que a SED tem nas escolas e que promovem a segurança. Todas a escolas estão fazendo este trabalho hoje”, afirmou a superintendente de políticas Educacionais da SED, Adriana Buytendorp.
No decorrer do dia, conforme orientações enviadas pela SED, as escolas colocarão em prática atividades variadas, utilizando o espaço de disciplinas como Projeto de Vida ou de outros componentes, para que os estudantes tenham momentos de diálogo com Estações de Aprendizagem e reflexões sobre os espaços escolares.
Atuação efetiva
Para a continuidade das ações de segurança nas escolas Rede Estadual de Ensino a PM mantém reforço do policiamento nas 348 unidades escolares estaduais em Campo Grande e no interior, além das escolas da rede municipal e particular.
Além disso, na Capital, a atuação das equipes responsáveis pelas rondas do programa “Escola Segura, Família Forte” também será intensificada. O foco na segurança da comunidade escolar e atenção máxima para ameaça de violência teve reforços diversos desde a semana passada.
A atuação das equipes da área da segurança pública ocorre de forma coordenada e integrada entre a Sejusp e a SED. Na semana passada foi criado o gabinete de gestão de incidentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, além de representantes do programa “Escola Segura, Família Forte”, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Conselhos Tutelares e da rede particular de ensino.
Todas as ações de segurança desenvolvida contemplam a Capital e o interior, com apoio das forças de segurança locais, em cada município.
Outra frente de atuação é o NISE (Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar), que funciona no COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), responsável pelo videomonitoramento de 245 escolas da REE – que tem 348 unidades em MS, com mais de 185 mil alunos. A previsão é que este monitoramento chegue a 298 escolas até o final de abril.
“Hoje o funcionamento das escolas está totalmente tranquilo, sob controle. Temos o tratamento técnico e agilidade na condução. É resultado efetivo das forças de segurança em todo o Estado”, finalizou o coronel Wagner.
Natalia Yahn, Comunicação Governo MS
Fotos: Bruno Rezende
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 25°