
O programa Todo Jovem na Escola retoma, nesta quinta-feira (20/4), o pagamento de 86.427 bolsas para estudantes gaúchos do Ensino Médio. No valor de R$ 150 mensais, as bolsas são destinadas a alunos de baixa renda como incentivo à frequência escolar.
A ação, que desde janeiro integra o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice-governador Gabriel Souza, passa a somar o pagamento de 1.080.999 bolsas desde o início do programa. Criado em dezembro de 2021, já beneficiou cerca de 110 mil estudantes. Cada bolsa refere-se ao auxílio financeiro mensal, creditado no Cartão Cidadão da família dos alunos.
Para Gabriel, o Todo Jovem na Escola representa uma política pública importante para ajudar os alunos e suas famílias com despesas de transporte, material e outros custos, colaborando com a permanência na escola. “A bolsa é fundamental, especialmente nesta fase, quando muitos estudantes deixam de frequentar a escola e passam a trabalhar para contribuir com a renda da família. Esperamos, com isso, possibilitar que sigam matriculados e acompanhando as aulas”, explica o vice-governador.
Implementado no final de 2021, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o programa tem como objetivos principais reduzir o impacto da pandemia e prevenir o abandono e a evasão escolar, além de incentivar que os estudantes se formem no Ensino Médio.
Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o Programa Todo Jovem na Escola demonstra o esforço do governo do Estado em recuperar o aluno que, por algum motivo, se afastou do ambiente escolar durante a pandemia. “Ainda enfrentamos muitos desafios na área educacional. Trazer de volta o aluno para a sala de aula, recuperar sua aprendizagem e dar encaminhamento à sua trajetória escolar são elementos importantíssimos para a qualificação dos nossos jovens. O incentivo por meio de bolsas diminui a evasão e permite que o estudante esteja em uma série/ano compatível com a sua idade”, destaca Raquel.
Página do programa no site da Seduc: https://educacao.rs.gov.br/todo-jovem-na-escola .
Texto: Juliane Soskas/GVG
Edição: Felipe Borges/Secom
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 25°