
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), lançou nesta sexta-feira (14) o programa “Ei Mermã, Vamos às Escolas!” com uma programação no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina. A ação objetiva promover uma capacitação multidisciplinar de gestores, educadores, supervisores e demais profissionais para o enfrentamento à violência contra mulheres, na promoção das igualdades no ambiente escolar e no fortalecimento da cultura de paz nas escolas.
O cronograma contou com oficinas interativas que, por meio do acolhimento e de reflexões guiadas, tocou em temas importantes como os tipos de desigualdades, masculinidade tóxica, direitos humanos, questões de raça e gênero. A proposta buscou, portanto, fortalecer as estratégias de resolução de conflitos relativos a preconceitos e discriminações.
“O programa é voltado para o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Nesta sexta e sábado, estamos abrindo com o projeto piloto no CETI Didácio Silva com os profissionais dessa escola. São várias oficinas que vamos desenvolver no Estado todo com todas as 21 GREs. A proposta é coibir a violência para que tenhamos relações mais harmoniosas e respeitosas no ambiente escolar”, comenta a Secretária das Mulheres Zenaide Lustosa.
De acordo com Viviane Holanda, superintendente de Ensino Superior (Supes) da Seduc, a iniciativa terá um caráter permanente com o intuito de prevenir a violência contra mulheres e meninas no ambiente escolar. “Hoje demos início ao programa ‘Ei mermã, vamos às escolas’, que contará com palestras, formações e capacitações, inicialmente para os professores, diretores e equipes pedagógicas, mas que se estenderá a todo o contexto escolar. A ideia é ampliar o debate de proteção à mulher com informações sobre as normativas, leis, questões de igualdade de gênero, dentre outras”, comenta.
O programa “Ei Mermã, Vamos às Escolas!” foi assinado, no Palácio de Karnak, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelo governador Rafael Fonteles, pelo secretário de Educação Washington Bandeira e pela Secretária das Mulheres Zenaide Lustosa. A proposta é que entre os anos de 2023 e 2026 o programa chegue aos Centros de Educação de Tempo Integral das cidades piauienses, alcançando cerca de oito mil profissionais da educação, para transformar, cada vez mais, o estado do Piauí em um local seguro para a vida das mulheres.
Educação Estudantes ajudam a tornar escolas da Rede Estadual mais resilientes com plano de contingência para eventos climáticos
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas Mín. 23° Máx. 25°