A WTM Latin America, um dos maiores eventos de viagens da região e que ocorre em São Paulo (SP), foi palco nesta terça-feira (04.04) da 1ª Reunião do Comitê Consultivo do Cadastur (CCCAD), o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. O colegiado tem como função acompanhar, avaliar e propor medidas para aperfeiçoar o sistema, que promove o ordenamento, a formalização e a legalização de operadores do setor no Brasil.
O encontro reuniu a secretária nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo do MTur substituta, Débora Vieira, presidente do CCCAD; a coordenadora-geral de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Tamara Galvão; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio, representando o Conselho Nacional de Turismo (CNT), e integrantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), entre outros.
“Tendo o diálogo como uma das metas da nossa gestão, queremos que o Comitê constitua um espaço democrático de discussão. A participação de entidades e representantes do setor permite à devida atualização do sistema às novas necessidades do turismo, que exigem um contínuo acompanhamento por parte dos gestores do ramo”, aponta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Também compõem o CCCAD e participaram da reunião desta terça-feira o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura de Turismo de Roraima, Bruno Dantas, representando o Fornatur; e o presidente da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), Gustavo Sampaio, representante dos órgãos delegados do Ministério do Turismo para ações do Cadastur.
CADASTUR- O registro é obrigatório para sete atividades: guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras turísticas (Cadastre-se AQUI ). O cadastro é válido por dois anos, no caso de pessoas jurídicas, e cinco anos para guias de turismo. Atualmente, 150.370 empresas e profissionais fazem parte do Cadastur e contam com benefícios como oportunidades de qualificação, visibilidade nos canais oficiais de divulgação do MTur; apoio em eventos, feiras e ações, entre outras vantagens.
Também podem se cadastrar, mas de maneira opcional, as seguintes categorias: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
SOBRE A FEIRA- A WTM Latin America, que completa 10 anos nesta edição, tem como temática “Explore novos horizontes”. Durante os três dias de realização (de 03 e 05 de abril), são esperados 600 expositores de 45 diferentes países e um público de mais 16 mil pessoas. O Ministério do Turismo é um dos patrocinadores da feira e conta com um espaço para a divulgação de políticas públicas voltadas ao setor.
Mín. 25° Máx. 27°