QUANDO ESTIVE NO ESTADO DE MÉRIDA, SAINDO DE HAVANA VIA CANCUM — QUE MAR IMPRESSIONANTE AZULZUNHO CLARO — MÉXICO, FUI POR MAIS DE 300 KM ATÉ CHITZEN ITZA ESTAR COM OS ÍNDIOS MAIAS. UMA CIVILIZAÇÃO DE MILHARES DE ANOS NA AMÉRICA CENTRAL. ERA UMA FORMA DE TRAZER DOCUMENTOS, LIVROS, E ENTREVISTAR O SUB — COMANDANTE MARCOS, GUERRILHEIRO MEXICANO.
NÃO DEIXARAM PORQUE FOI MUITO TIRO NA REGIÃO ENTRE OS GUERRILHEIROS E O EXÉRCITO. SOUBE POR UM DESCENDENTE MAIA QUE NÃO ERA O EXÉRCITO É, SIM, TRAFICANTES POLICIAIS, COMO ME AFIRMOU MENENDEZ NA SELVA. AI FUI EM ITZA ESPETACULAR.
TENHO UMA FOTOGRAFIA EM UMA PIRÂMIDE MAIA. LEVEI ALGUNS DIAS CONVERSANDO, FOTOGRAFANDO, GRAVANDO TUDO QUE PUDE. VI COM MEUS OLHOS ONDE OS PAIS ENTREGAVAM OS FILHOS NENÉM PARA O SACRIFÍCIO.
NO MEU LIVRO SOBRE FOTOGRAFIA E CINEMA TEM ESSA FOTOGRAFIA FEITA POR MIM. INCRÍVEL. O SACERDOTE PEGAVA UMA ENORME FACA E ENFIAVA NO NENÉM PARA CHOVER, DAR TRIGO, MILHO, AVEIA. UMA BARBARIDADE, PORÉM ERA A CULTURA DELES HÁ MAIS DE MIL ANOS. MAIS NUNCA SE SOUBE DE UM ESTUPRO.
MENENDEZ ERA CULTÍSSIMO E AS AULAS INESQUECÍVEIS. EM PLENO SÉCULO XXI VIROU CORRIQUEIRO ESTUPRAR A MULHER. NÃO PODE SER CULTURAL O ESTUPRO. PARA QUÊ? NA MINHA JUVENTUDE SE DIZIA QUE UMA BOA CANTADA SE DAVA UM BEIJO NA TESTA.
OS JOVENS FICAVAM INVENTANDO COMO TOMAR UM BEIJO NA TESTA. QUAL A GRAÇA OU O QUE MAIS ADIANTA ESTRUPAR? O CAPITALISMO CRIA DESASTRE, POR SER O PRÓPRIO DESASTRE. HÁ ESTUPRO “ESPETACULARES” LI EM UM DESSES MAL FEITOS SITES.
UM RISO, UMA PALAVRA SUAVE, UMA FRASE POÉTICA NÃO PRECISA MAIS NADA. AMOR É POESIA, MINHA GENTE. ESTUPRADOR É TORTURA, É “TORTURA NUNCA MAIS”. VIVA A IGUALDADE, A FRATERNIDADE E A LIBERDADE QUE JÁ É O PRÓPRIO AMOR.
JMP COSTA PINTO EM HOMENAGEM AO GALANTE NOTÁVEL, MEU PAI JOAQUIM DA COSTA PINTO NETTO//.
Mín. 24° Máx. 27°