
Como parte da programação do Março Mulher, a Prefeitura de Vitória da Conquista vai realizar um trabalho educativo no transporte coletivo sobre o combate à violência contra a mulher. A proposta é capacitar motoristas e cobradores, para que não reproduzam e não se omitam diante de casos envolvendo assédio sexual e agressões físicas ou morais. Como parte da ação serão afixados cartazes dentro dos veículos divulgando os serviços do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav).

Para definir como se dará a ação, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semdes, Dayana Andrade, e a gerente do Crav, Monique Cajaíba, se reuniram nesta segunda-feira (27), na sede da Atuv, com a Coordenação de Transporte Público da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), representada pelo servidor Erick Ribeiro, e com os representantes da empresas locadoras do serviço ao Município, Geovanino Jorge Nogueira (Atlântico) e Eduardo Brito Andrade (Rosa).
Na reunião ficou definido que, no início de abril, todos os motoristas e cobradores que trabalham no transporte público urbano de Vitória da Conquista receberão capacitação sobre o que é violência contra mulher, a importância do enfrentamento a esse tipo de crime e sobre o serviço especializado do Crav, para atender mulheres em situação de violência de gênero.
“A ideia também é utilizar os ônibus como meios de comunicação, porque o transporte público vai em territórios que às vezes o nosso serviço não consegue chegar. Então aquela mulher que mora em bairro distante e utiliza transporte público, vai ver no cartaz que o serviço existe, ela vai ter conhecimento e vai poder buscar ajuda”, explicou a\ coordenadora Dayana Andrade.
De acordo com o representante da Coordenação de Transporte Público, cerca de 90 mil pessoas usam os ônibus coletivos todos os dias, por isso a ação será de grande visibilidade. “Vamos fazer o treinamento com motoristas e cobradores, de ambos os sexos, para poder entender como funciona toda essa questão, de como se pode denunciar e como evitar o assédio, tanto moral quanto sexual, no meio do transporte público”, destacou.
Geovanino Jorge Nogueira, gerente operacional da empresa Atlântico, avaliou positivamente a parceria. “Isso é bom pra poder informar, contribuir, como auxílio a eles. Então pra gente é de grande valia”, disse. Para o gerente operacional da Rosa, Eduardo Brito Andrade, o transporte coletivo é um ambiente muito machista, por isso é importante estar sempre levando uma palavra para dentro da empresa, para conscientizar mais as pessoas.

Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°