Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, foi realizado, nesta quinta-feira (16), no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), um dia de atividades e apresentações voltadas ao público da terceira idade e uma roda de conversa sobre o tema: Março Mulher e Representatividade Feminina, ministrada pela convidada do Centro, a professora aposentada, Jerusa Alves.
Como a maioria do público atendido pelo CCI é formado por mulheres, a conversa com a professora Jeruza trouxe o tema da mulher a ser discutido e entendido de diferentes formas, com um olhar voltado às mudanças na sociedade vividas de geração a geração. Segundo Jerusa, o principal ponto é incentivar as mulheres a se colocarem em um papel de importância. “Não se sentir envergonhada e nem menosprezada em relação à idade, pois todas nós temos um papel imprescindível para a sociedade”, declarou a professora.
Participante do CCI há cinco anos, Virgínia Marinho relatou que as experiências vividas pela sua geração servem de inspiração para os mais jovens. “Hoje se vive de maneira mais fácil. Por exemplo, se uma pessoa precisar comer, basta pedir com o celular que a comida chega. Agora, imagine a dificuldade da nossa época em ser mãe, trabalhar e fazer tarefas domésticas todos os dias? Sobretudo nós mulheres temos muito a ensinar para as gerações de hoje em dia”, destacou a aposentada.
Nas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, que aconteceu no Centro Cultural Glauber Rocha no último dia 8, apresentações de canto e recitais com as idosas “reforçaram ainda mais o papel significativo exercido por mulheres de todas as idades”, afirmou a gerente do CCI, Débora Taita. Débora acrescentou que este foi o grande evento realizado pelo Centro no mês de março e que a data foi escolhida para que mais idosos pudessem participar.
Mín. 24° Máx. 28°