
Entrega dos tíquetes ocorre nesta quinta (16) e sexta-feira (17), na sede da SPS, em Fortaleza
O Governo do Ceará iniciou, na manhã desta quinta-feira (16), a distribuição do primeiro lote de 2023 do Vale-Gás Social, na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS), em Fortaleza. O primeiro dia de entrega dos tíquetes às prefeituras contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da titular da SPS, Onélia Santana; e outras autoridades.
Essa é uma ação essencial para apoiar quem mais precisa nos 184 municípios cearenses, segundo o governador Elmano de Freitas. “Uma ação importante, iniciada pelo governador Camilo Santana, na pandemia [de covid-19], e depois transformada em política permanente, agora conduzida pela secretária Onélia Santana. Acredito que é um exemplo para o Brasil, porque as pessoas carentes não têm como comprar o gás, e sem gás não tem como fazer comida”, disse.

O primeiro lote benefiará 200 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, 200.640 tíquetes serão distribuídos em todo o Ceará. A distribuição do primeiro lote teve investimento de R$ 19.327.571,00.
A secretária Onélia Santana explicou que o Vale-Gás Social prevê investimento de aproximadamente R$ 64 milhões para 2023. A recarga gratuita de um botijão de gás, de 13 kg, ocorre três vezes por ano. “Os tíquetes serão entregues pelas prefeituras às famílias em todo o Ceará. É investimento que vai diretamente às famílias. Além disso, também temos o Cartão Mais Infância, que prioriza a alimentação das crianças em primeira infância. Isso faz muita diferença”, pontuou.

O público-alvo do Vale-Gás Social são as famílias do Cartão Mais Infância Ceará, beneficiários do Bolsa Família inscritos no CadÚnico, com renda per capita de até R$ 218, e famílias de jovens inscritos no programa Superação, do Governo do Ceará, além de associações comunitárias e cozinhas sociais.
Neste primeiro dia, serão entregues, até às 16 horas, cerca de 100 mil vales, para 92 municípios das regiões Metropolitana de Fortaleza, Cariri, Centro Sul, Maciço de Baturité e dos litorais Leste e Oeste do Ceará. Na sexta-feira (17), receberão os demais 92 municípios do Vale do Jaguaribe, dos sertões de Sobral, Central, de Canindé e de Crateús, do Litoral Norte e da Serra da Ibiapaba. A expectativa é que os tíquetes sejam distribuídos pelas prefeituras municipais às famílias na mesma semana.
Após distribuição às prefeituras, os tíquetes serão entregues aos representantes de 358 entidades comunitárias e cozinhas sociais, conveniadas com o Cartão Mais Infância Ceará. O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, falou da expectativa dos gestores para iniciar logo a distribuição. “Isso nos dá oportunidade de alinhar essa a outras políticas de combate à fome em nosso estado”, ressaltou.

Representando a Prefeitura de Abaiara, a coordenadora municipal da Proteção Social, Ayala Macêdo, também destacou a expectativa das famílias. “Nosso município receberá tíquetes para contemplar 101 famílias. Para a gente, é uma grande alegria contribuir para que esse apoio chegue a elas”, afirmou. Nos últimos três anos, foram distribuídos 1.324.574 vales, totalizando agora, com mais essa doação, 1.525.214 tíquetes.
Para a retirada do Vale-Gás em um dos Cras é preciso apresentar RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Com o tíquete em mãos, a recarga pode ser recebida indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás; entrando em contato com a distribuidora da Nacional Gás da região; ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-702-1200.

O programa Mais Infância Ceará tem ainda outras iniciativas de combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 150 mil famílias são beneficiadas com a transferência de R$ 100 por mês. O Cartão é destinado a núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social. Atualmente, 60% das famílias beneficiadas são chefiadas por mães-solo.
O Mais Nutrição já realizou a doação de mais de 2,8 mil toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de legumes. Atualmente, são 134 entidades beneficiadas em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, atendendo 29.822 pessoas. Antes do Mais Nutrição, 14 toneladas por dia de orgânicos eram jogadas no lixo. Aquilo que não é aproveitado para consumo humano já foi para o Ibama e, atualmente, vai para criadores de animais de Maracanaú.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°