A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promove, até sexta-feira (10), no auditório da CAP na Uesb, o curso introdutório sobre a Política Nacional para à População em Situação de Rua para servidores da Sendes que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de representantes de outras secretarias municipais como Saúde, Cultura, Desenvolvimento Econômico e de Organizações da Sociedade Civil.
O curso, que tem como facilitadores os consultores Jadir de Assis e Ana Paula Santos Diniz, tem o de objetivo de capacitar os diversos atores sociais que compõem a Rede de Proteção Social, para uma maior compreensão dos aspectos teóricos e técnicos que integram essa complexa política pública. Durante o curso, será apresentado o primeiro diagnóstico da situação da população em situação de rua no munícipio, partir de outubro de 2022, levantamento feito pela consultoria contratada pela Prefeitura.
“Hoje temos nos cadastros levantados junto a Semdes, cerca de 300 pessoas em situação de rua, sendo que cerca de 100 pessoas residem aqui. O que ocorre, é que Conquista é uma cidade cortada pela BR 116 e outras rodovias importantes, sendo um grande centro para outras cidades baianas, então fluxo de pessoas aqui é muito grande, por isso, temos uma parte desta população flutuante. A partir disso, podemos pensar serviços que atendam a estes perfis de população”, ressaltou Jadir.
Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, a Prefeitura de Vitória da Conquista vem investindo na qualificação do conjunto de suas políticas sociais. “Para tanto, no ano passado, iniciou um amplo processo de reordenamento da política municipal voltada à população em situação de rua. A partir deste momento, iremos inicial o processo para elaboração do Plano Municipal de Atendimento Integrado a População de Rua que contará com a participação ampla da sociedade civil e de outros órgãos, como o Poder Judiciário”, explicou Michael.
A mobilizadora do Cadastro Único, Patrícia Carvalho, avalia como positiva a realização do curso. “No Cadatro Único a demanda em relação a pessoa em situação de rua é muito grande, então, este momento aqui é importante para termos informações sobre os direitos garantidos a este público e também saber sobre seus deveres”, ressaltou Patrícia.
Mín. 24° Máx. 28°