
Alunos brincando, conversando e jogando futebol. Seria um intervalo comum na Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai, em Porto Alegre, se os estudantes não estivessem fazendo tudo isso acompanhados do governador Eduardo Leite. O chefe do Executivo visitou a escola nesta segunda-feira (27/2), onde foi recebido com carinho e entusiasmo pelos alunos, conheceu as instalações e ouviu demandas da direção.

Logo na chegada, o governador teve uma recepção animada no saguão. Os alunos estavam ansiosos pela visita de Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira. Depois de muitos abraços, fotos e conversas, um grupo apresentou uma música para os convidados do dia. A aluna Sthefanny Pasqualli, do 9º ano, estava feliz por poder participar do momento. “Senti um mix de emoções. Não é a primeira vez que eu canto aqui na escola, mas foi incrível cantar para o governador, que eu só via na TV”, contou.
A Escola Uruguai foi a primeira a ser visitada pelo governador neste novo ciclo de governo, que tem a Educação como pauta prioritária. Leite falou aos alunos sobre a importância do respeito às diferenças e do bom aproveitamento do período escolar para a construção de uma sociedade melhor.
“Faz muita diferença saber aproveitar esse momento precioso da vida escolar e, além dos conteúdos, aprender a se relacionar com as pessoas com respeito. As pessoas são diferentes e é essa diversidade que nos faz maiores como sociedade. Extraiam tudo o que a escola possa oferecer para vocês e, acima de tudo, lembrem que é importante respeitar o outro para construirmos uma sociedade em que possamos ser felizes. Fico muito feliz de estar aqui e, da parte do governo, vamos trabalhar bastante para qualificar a educação e para estarmos sempre próximos de vocês”, disse o governador aos jovens.

Ao lado da secretária Raquel e da diretora da escola, Arlete Xavier, Leite conheceu as salas de aula, o ginásio, o refeitório e o pátio e recebeu as principais demandas da direção. Ao passar pela quadra de futebol, aceitou o convite para se juntar aos alunos que jogavam uma partida. Na defesa, ficou o aluno Eduardo, xará do governador. Leite marcou um gol e a comemoração tomou conta da quadra. Até o goleiro vibrou junto.

A Escola Uruguai se destaca em competições estudantis como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e outros jogos e campeonatos escolares nacionais e estaduais. O governador conversou com os alunos Pedro de Franceschi e Francine Cardoso, medalha de ouro e de bronze, respectivamente, na OBMEP do ano passado.
No final da visita, o governador anunciou que passará a receber no Palácio Piratini, mensalmente, diretores de escola para acompanhar de perto as necessidades e fez um convite: “A diretora Arlete me recebeu muito bem aqui, por isso já quero deixar o convite para recebê-la no palácio, para que ela esteja no primeiro café que vamos organizar”.
Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom
Bataguassu - MS Educação participa de reunião estratégica com o Sebrae para fortalecer ações do Cidade Empreendedora
Bataguassu - MS Novos uniformes garantem mais segurança e qualidade no preparo da alimentação escolar
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas
Educação Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
Educação Inscrições para EJA na Rede Estadual seguem abertas até 29 de junho
Educação Clima de Copa: escolas estaduais criam álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Clima de Copa: escolas estaduais aproveitam febre dos álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Rede Estadual de Educação avança na implementação do Plano de Contingência Escolar para Eventos Climáticos Mín. 25° Máx. 26°