A Fundação Araucária, vinculada ao Governo do Paraná, divulgou neste final de semana o primeiro trailer do documentário que está produzindo sobre o Programa de Acolhida aos Cientistas Ucranianos, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ele pode ser conferido AQUI (Instagram) ou AQUI (Twitter).
O filme vai contar a história dos professores ucranianos que foram recebidos com bolsas de estudo nas universidades estaduais, federais e na PUCPR e ainda não tem previsão de lançamento. A invasão russa completou um ano na última sexta-feira (24).
O programa já recebeu 12 pesquisadores e suas famílias e outros 10 cientistas devem chegar ao Estado nos próximos meses. O edital é de fluxo contínuo, ou seja, ainda pode receber mais algumas dezenas de bolsistas (são 50 vagas disponíveis).
No documentário, Lesia Zolota, Katherina Hodick, Zhanna Virna, Svitlana Gerasimenko, Maria Boiko, Dmytro Slinko e os demais vão contar suas histórias, a saída do país durante a guerra, o processo de adaptação no Brasil e a importância de construir novos laços.
Mín. 24° Máx. 28°