Com o objetivo de escutar os moradores e lideranças da comunidade quilombola de Oiteiro e localidades próximas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na manhã desta quinta-feira (23), uma reunião com a participação dos moradores e equipe do Centro Referência de Assistência Social (Cras) Rural, Coordenação de Planejamento e Vigilância Socioassistencial e Coordenação de Promoção da Igualdade Racial.
Segundo a gerente da Vigilância Socioassistencial, Caroline Matos, a coordenação vai promover a escuta com todas as comunidades quilombolas do município. “O objetivo da Semdes é compreender as demandas dessas localidades para planejar ações de atendimento que abranjam as necessidades de cada região” explicou Caroline.
Durante o encontro, a comunidade falou sobre suas dificuldades, sendo que a maior delas é a distância até o Centro da cidade. Para o presidente da associação de moradores, Denilson Gonçalves, a reunião foi um grande momento para os moradores do Oiteiro. “Temos aqui hoje, representantes do Oiteiro e de mais sete localidades, e o que mais estamos tratando aqui é sobre a distância até o Centro da cidade e também para o Pradoso, por isso, quando a Prefeitura manda um médico pra cá e também a equipe do Cadastro Único, já facilita muito pra nós”, ressaltou Denilson.
Nizete Brito, moradora do povoado Riacho de Teófilo, falou sobre a importância do encontro. “Para mim foi um prazer estar aqui hoje, discutir os problemas da nossa região. Eu gostei muito e peço que venham de novo discutir os nossos problemas e ajudar a nossa comunidade”, comentou Nilzete.
Além da escuta com a comunidade, o Cras Rural levou o serviço do Cadastro Único para atualização, nova inscrição e consulta. “Nós estivemos aqui no mês passado com uma ação maior, mas como tivemos problema com a internet, algumas pessoas ficaram sem atendimento, por isso estamos aqui outra vez”, comentou a gerente do Cras, Gleisse Oliveira.
Dalva Maria dos Santos, moradora do povoado de Muritiba, já tinha se organizado para ir a Conquista atualizar o seu cadastro. “Estou muito feliz, porque hoje economizei 22 reais de passagem e agora fiquei sabendo que só preciso atualizar meus dados novamente em 2025. Quando a prefeitura traz o atendimento para nós, ajuda muito”, disse Dalva.
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