Thursday, 25 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Amazonas

Secretaria de Educação promove terceira etapa de formação sobre Novo Ensino Médio para gestores da rede estadual

A transmissão ao vivo, ocorreu por meio da plataforma digital Cepan On-Line, e o material ficará disponível para acesso no site.

10/02/2023 às 14h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Formação foi transmitida via plataforma on-line do Cepan Digital

Foi realizada nesta sexta-feira (10/02) a terceira etapa da formação sobre o Novo Ensino Médio (NEM) para equipe gestora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A atividade é ofertada pelo Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan) e tem formato on-line. A transmissão ao vivo, para todo o estado, ocorreu por meio da plataforma digital Cepan On-Line, e o material ficará disponível para acesso no site.

A formação teve foco na apresentação da proposta pedagógica e curricular dos estudantes do Ensino Médio, orientando a equipe gestora e trazendo novas ideias para o ensino por meio do uso das tecnologias e do incentivo do protagonismo do estudante, na vida escolar.

Para o gestor do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) José Holanda Cavalcante, Max Ferreira, localizado no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), a formação foi essencial para esclarecer dúvidas e captar informações que, em breve, serão repassadas aos estudantes da escola.

Continua após a publicidade

“Nós estamos vivenciando a história de um Novo Ensino Médio, nós vamos mostrar os caminhos que os nossos alunos poderão seguir, a história em que os nossos alunos vivenciarão nossas didáticas regionais, como pede a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O Cepan com a Secretaria têm feito isso de uma maneira dinâmica, didática e de fácil entendimento. Por isso, nós estamos nos apropriando desse conhecimento e transmitindo para os nossos alunos”, diz o gestor.

Ao acompanhar a formação, a gestora Iris Costa, do Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes, de Humaitá (distante 590 quilômetros da capital), destacou a importância da formação aos gestores.

Continua após a publicidade

“O que eu considero mais interessante nessas atividades é que o formador utiliza o chão da escola como exemplo. Percebemos que os formadores conhecem as necessidades, conhecem a realidade dos alunos, e isso é muito bom”, completou Iris.

A formação contou com três dias de transmissão, nos dias 26, 27 de janeiro e finalizou nesta sexta-feira (10/02).

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários