Com o objetivo de qualificar o atendimento das unidades Socioassistenciais, serviços e programas vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e potencializar as ações das Organizações da Sociedade Civil que fazem parte da rede socioassistencial do município, foi realizado o Curso de Introdução à Política de Assistência Social, promovido pela Semdes, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (FASA).
A terceira turma contou com 120 inscritos, que assim como as demais, foi composta por servidores recém-contratados por meio de processo seletivo simplificado, por trabalhadores de outros órgãos, dos Conselhos Tutelares, técnicos do Ministério Público, da Defensoria Pública Estadual e discentes do curso de Direito da FASA. Os temas do curso foram divididos em nove módulos, ministrados pelos profissionais da Semdes, entre os dias 17 de janeiro e 9 de fevereiro.
Segundo o secretário Michael Farias, o Governo para Pessoas tem o compromisso de melhorar o atendimento à população e, para isso, é preciso oferecer qualificação continuada, investir em consultorias para o reordenamento e implantação de novos fluxos e protocolos de atendimento que tenham como resultado o melhor acesso da população às unidades de atendimento, serviços e programas.
“Nós estamos em duas grandes frentes, qualificação com educação permanente de nossas equipes que atendem à população que busca as unidades da Semdes e o reordenamento de nossas estruturas com apoio de consultorias especializadas que, neste momento, estão atuando junto à Diretoria da Habitação de Interesse Social e também no atendimento à população em situação de rua”, salientou Michael.
Para a conselheira tutelar do Conselho Oeste, Jeane Meira, o curso foi uma grande oportunidade para tirar dúvidas quanto às ofertas de serviços da Assistência Social, “é muito importante, pois tinha muitas dúvidas sobre os serviços ofertados, inclusive, agregou muito conhecimento sobre a Política de Assistência Social”, comentou Jeane.
A assistente social do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), Mérice de Sousa, parabenizou a Semdes pela iniciativa, principalmente porque na sua área de atuação ela precisa compreender como funciona a rede de Assistência Social do município. “Foi muito bom, pois conheci todas às políticas setoriais que compõem a secretaria, porque quando a gente atende a mulher, além do acompanhamento no Crav, a gente precisa fazer articulação com outras políticas, fazemos encaminhamentos para Creas, Habitação, Cras, Serviço de Convivência, Cadastro Único, e saber como funciona cada um, qualifica o nosso atendimento à mulher” explicou Mérice.
Mín. 24° Máx. 28°