Segunda, 20 de Janeiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Semdes dialoga com grupos de capoeira sobre possibilidade de ações conjuntas

Gabinete da SemdesNa manhã desta quarta-feira (8), no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), foi realizada uma reunião com grup...

08/02/2023 às 20h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Gabinete da Semdes
Gabinete da Semdes

Na manhã desta quarta-feira (8), no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), foi realizada uma reunião com grupos de capoeira de Vitória da Conquista com o objetivo de entender as demandas dos grupos existentes no município e visibilizá-los.

A reunião, sugerida pelo secretário da Semdes, Michael Farias, contou com a participação da diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, da gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira, do coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Ricardo Alves, e da coordenadora de Proteção Social Básica, Eliane Amaral.

“Este momento aqui é o início de uma forte relação que estamos estabelecendo para fortalecer a capoeira nos diversos territórios do município. Então, nós organizamos este primeiro encontro para saber qual é a dimensão desta prática na cidade, quantos grupos, quantos capoeiristas, para que a partir destas informações nós possamos apoiá-los”, explicou Michael, que destacou também a importância da capoeira no combate ao racismo, violência e demais vulnerabilidades que ocorrem nos territórios em que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão inseridos.

Representantes de quatro grupos de capoeira
Representantes de quatro grupos de capoeira

Segundo o mestre Dendê, em Vitória da Conquista há 26 grupos de capoeira e cerca de cinco mil capoeiristas. “Antes da pandemia chegamos a 10 mil capoeiristas, mas com o fechamento das escolas, esse número diminuiu e agora estamos aguardando o retorno das aulas para retomarmos os números de antes”, esclareceu Dendê.

Continua após a publicidade

Durante a reunião, foi discutida a formalização dos grupos para que eles possam ser contratados por meio de editais públicos, e também ficou acordado um levantamento sobre quantos grupos estão legalizados e quantos querem fazer o registro. Para o mestre Acordeom, que tem 37 anos atuando na área, a reunião foi muita boa, pois mostrou o interesse do Governo Municipal em auxiliar o setor. “Nós agradecemos a atenção e o cuidado, temos certeza de que esta parceria com a Semdes poderá favorecer os novos capoeiristas e aqueles mestres que já não podem mais trabalhar nesta área e precisam da assistência do governo”, declarou Acordeom.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários