
Fazer 76 anos de vida é um privilégio e se a comemoração for num lugar digno de cartão postal? Aí, fica melhor ainda. E foi assim que a professora aposentada Helena Lisboa começou a comemoração de seu aniversário nesta quinta-feira (2). Ela e um grupo de idosos que fazem parte do Centro de Convivência do Idoso (CCI), mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), foram conhecer o Rancho do Marçal, espaço na BA-263 que se tornou um ponto de encontro e de muitas poses e cliques fotográficos, como fez a turma da terceira idade.
“Hoje, bem no dia do meu aniversário, a Prefeitura mandou um ônibus pra nos trazer aqui no Marçal. A gente contemplar a natureza é coisa linda. E eu me identifico muito. Eu estou tão feliz da vida. Oh meu Deus, muito obrigada por me dar esse dia tão feliz”, agradeceu Helena, que ouviu do grupo que frequenta há anos o primeiro “Parabéns para você” do dia.
E teve até discurso. Coisa que a aniversariante, vinda dos movimentos socais e da sala de aula, ama fazer. “Nossa vida é como se fosse uma roda gigante, uma hora lá em cima, outra lá embaixo. Mas nas horas que eu estava embaixo sempre eu me apeguei com Deus e conseguir nunca ficar na parte debaixo da roda gigante. Então hoje com 76 anos eu me sinto realizada. E uma das bênçãos que Deus me deu é o grupo do idoso”.

O objetivo principal do passeio foi proporcionar um momento de lazer, interação para melhoria do bem estar, considerando a importância da vivência em grupo. “Este é o primeiro passeio do ano e visou principalmente o acesso a experiências culturais e de lazer, com vistas a uma vivência saudável, integração ativa dos participantes e fortalecimento dos vínculos”, explicou a coordenadora da unidade, Débora Taita.
Helena Lisboa também falou sobre o serviço prestado a ela e outros idosos pelo Centro de Convivência. “Você fica emocionada, cada dia você vê uma coisa nova, uma coisa diferente. Aquele pessoal ali trabalha com dedicação e eu mais minhas amigas idosas somos privilegiadas de ter um ambiente tão saudável. Eu parabenizo a prefeita por sempre estar dando apoio ali. Eu sei que ali é benção de Deus”, concluiu ela, sob aplausos dos colegas.
João Inocente de Carvalho, de 82 anos, foi um dos que foram ao passeio e disse que adorou. “Tá ótimo. Tá 100%. É a primeira vez que venho e adoro passear, andar, contar história. Qualquer coisa lá [Centro de Convivência], eu gosto”, disse o aposentado, que mora no bairro Cruzeiro e há oito anos frequenta o serviço.
Quem via a idosa Rubinéia Paixão dos Santos, de 70 anos, sem querer sair do balanço, podia pensar que era a primeira vez que ela estava ali, mas não. Outro órgão da Semdes já proporcionou passeio igual. “É a segunda vez. E amei. A primeira eu vim pelo Cras das Pedrinhas e a segunda que é agora vim com o Centro de Convivência. Eu participo dos dois grupos”, disse.
O Centro de Convivência do Idoso oferta o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°