Fazer 76 anos de vida é um privilégio e se a comemoração for num lugar digno de cartão postal? Aí, fica melhor ainda. E foi assim que a professora aposentada Helena Lisboa começou a comemoração de seu aniversário nesta quinta-feira (2). Ela e um grupo de idosos que fazem parte do Centro de Convivência do Idoso (CCI), mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), foram conhecer o Rancho do Marçal, espaço na BA-263 que se tornou um ponto de encontro e de muitas poses e cliques fotográficos, como fez a turma da terceira idade.
“Hoje, bem no dia do meu aniversário, a Prefeitura mandou um ônibus pra nos trazer aqui no Marçal. A gente contemplar a natureza é coisa linda. E eu me identifico muito. Eu estou tão feliz da vida. Oh meu Deus, muito obrigada por me dar esse dia tão feliz”, agradeceu Helena, que ouviu do grupo que frequenta há anos o primeiro “Parabéns para você” do dia.
E teve até discurso. Coisa que a aniversariante, vinda dos movimentos socais e da sala de aula, ama fazer. “Nossa vida é como se fosse uma roda gigante, uma hora lá em cima, outra lá embaixo. Mas nas horas que eu estava embaixo sempre eu me apeguei com Deus e conseguir nunca ficar na parte debaixo da roda gigante. Então hoje com 76 anos eu me sinto realizada. E uma das bênçãos que Deus me deu é o grupo do idoso”.
O objetivo principal do passeio foi proporcionar um momento de lazer, interação para melhoria do bem estar, considerando a importância da vivência em grupo. “Este é o primeiro passeio do ano e visou principalmente o acesso a experiências culturais e de lazer, com vistas a uma vivência saudável, integração ativa dos participantes e fortalecimento dos vínculos”, explicou a coordenadora da unidade, Débora Taita.
Helena Lisboa também falou sobre o serviço prestado a ela e outros idosos pelo Centro de Convivência. “Você fica emocionada, cada dia você vê uma coisa nova, uma coisa diferente. Aquele pessoal ali trabalha com dedicação e eu mais minhas amigas idosas somos privilegiadas de ter um ambiente tão saudável. Eu parabenizo a prefeita por sempre estar dando apoio ali. Eu sei que ali é benção de Deus”, concluiu ela, sob aplausos dos colegas.
João Inocente de Carvalho, de 82 anos, foi um dos que foram ao passeio e disse que adorou. “Tá ótimo. Tá 100%. É a primeira vez que venho e adoro passear, andar, contar história. Qualquer coisa lá [Centro de Convivência], eu gosto”, disse o aposentado, que mora no bairro Cruzeiro e há oito anos frequenta o serviço.
Quem via a idosa Rubinéia Paixão dos Santos, de 70 anos, sem querer sair do balanço, podia pensar que era a primeira vez que ela estava ali, mas não. Outro órgão da Semdes já proporcionou passeio igual. “É a segunda vez. E amei. A primeira eu vim pelo Cras das Pedrinhas e a segunda que é agora vim com o Centro de Convivência. Eu participo dos dois grupos”, disse.
O Centro de Convivência do Idoso oferta o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Mín. 23° Máx. 26°