
Especialistas no tema avaliam que o planejamento é um instrumento para raciocinar, agora, sobre os trabalhos e ações que serão necessários, hoje, para merecermos um futuro promissor em qualquer área. Mas, o produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. Destacam, ainda, que é importante ter metas, mas também é fundamental planejar, cuidadosamente, cada passo para atingi-las. Com esse foco, a presidência do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) reuniu os conselheiros e membros do corpo técnico-administrativo do órgão para participação no Seminário de Planejamento CEE 2023. O evento foi realizado nessa quarta-feira (1º), no campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza.
Inicialmente, a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, saudou os conselheiros e demais participantes. A gestora destacou sua satisfação pela retomada dos encontros presenciais de todos os conselheiros após dois anos de reuniões virtuais por conta da pandemia da covid-19. “É muito bom poder olhar nos olhos de todos e podermos nos abraçar após atravessarmos um período tão difícil”. Após breve espaço para a aprovação de processos tramitados no Conselho, o seminário foi, efetivamente, principiado com a fala da vice-presidente do CEE, professora Lúcia Veras, que fez um sintético resumo sobre os objetivos da programação idealizada.

Em momento seguinte, as conselheiras Guaraciara Barros Leal e Luzia Jesuíno assumiram a coordenação dos trabalhos. O grupo presente teve a oportunidade de avaliar uma série de demandas previamente apontadas por conselheiros e servidores como prioritárias para o CEE buscar efetivar ao longo de 2023. Além disso, os participantes puderam apresentar novas propostas para discussão e possível inserção no planejamento 2023. Para facilitar o entendimento, bem como o direcionamento de cada item, as demandas foram divididas entre propostas relacionadas à infraestrutura, articulação político-institucional e gestão e organização interna.
A etapa seguinte da formulação do planejamento será a organização dos dados por um Grupo de Trabalho (GT) composto por conselheiros e a Coordenadoria de Planejamento (Cepas) do CEE para a construção do documento final que balizará as ações do Conselho. A ideia é fortalecer sua missão de normatizar, deliberar, acompanhar e avaliar o Sistema Estadual de Ensino do Ceará para o desenvolvimento da educação com qualidade e equidade e, ainda, a visão e os valores do órgão, focados na qualidade dos serviços prestados aos usuários e à sociedade como um todo. “Estamos reconhecendo nossa situação atual e fazendo uma projeção de futuro, isto é, como desejamos que o órgão esteja ao final do exercício estabelecido. Essa visão de longo prazo envolve mudanças que ajudem na diferenciação do CEE em termos de organização e excelência”, pontuou a conselheira Luzia Jesuíno.
Ao final do seminário, a professora Ada Pimentel fez questão de agradecer a direção da Uece pela sessão de espaço para o CEE e pela acolhida aos conselheiros e membros do corpo técnico-administrativo do Conselho. A gestora concluiu os trabalhos ressaltando a importância do diálogo entre todos os que fazem o CEE para se encontrar novos caminhos para o órgão. Para o conjunto dos participantes, o seminário foi de grande valia para o Conselho na medida em que planejar não é estabelecer metas impossíveis, mas sim palpáveis para uma trajetória vitoriosa.
Educação Mais de 10 mil professores foram contratados com nota da PND de 2025
Educação Mais de 10 mil professores foram contatados com nota da PND de 2025
Piauí Pré-Enem Seduc chega a Corrente e Bom Jesus para reforçar preparação dos estudantes para o Enem 2026
Piauí Estudantes da rede estadual transformam história e cultura de Amarante em série de documentários
Ceará Tecnologia testada pela Uece torna monitoramento de mamíferos até 22 vezes mais eficiente
Bataguassu - MS Educação participa de reunião estratégica com o Sebrae para fortalecer ações do Cidade Empreendedora
Bataguassu - MS Novos uniformes garantem mais segurança e qualidade no preparo da alimentação escolar
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas Mín. 25° Máx. 26°