
Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Sest/Senat, a Prefeitura de Vitória da Conquista empossou as novas diretorias do Conselho de Assistência Social (CMAS) e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), para exercício no biênio 2023-2024.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representou a prefeita Sheila Lemos e destacou que os conselheiros são fundamentais na construção das políticas públicas de assistência social e proteção de crianças e adolescentes prioridades do Governo Para Pessoas.
“Nós celebramos a chegada de novos conselheiros, para construirmos uma agenda que possa impulsionar essas duas importantes políticas públicas e garantir a Vitória da Conquista que ela continue sendo pioneira no desenvolvimento de várias ações, programas e projetos que fortalecem a perspectiva de desenvolvimento social”, disse Michael.

O promotor da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho, também participou da cerimônia e falou sobre a relevância do papel do Comdica. “Ele estabelece o que é prioridade na área da criança e do adolescente, e isso vincula o município, que tem que atender àquelas diretrizes. Devido a isso é que é muito importante que tenhamos um conselho composto por pessoas vocacionadas, atuantes, que se reúnam frequentemente e possam propor soluções para as questões do nosso município na área da criança e do adolescente”, afirmou.
Aos 18 anos, Tiago Lopes Santos é o membro mais jovem da nova mesa diretora do Comdica. Apesar da pouca idade, ele já é bastante atuante na área: membro da instituição social Vivendo e Aprendendo, já participou da Conferência Municipal de Assistência Social e da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, tanto na esfera municipal quanto regional.
“Minha expectativa é muito grande, porque eu, como criança e adolescente, crescendo nesse meio, eu vou levar as minhas demandas, como criança que cresceu em bairro periférico de Conquista, e atualmente morando também, como adolescente. Trazer as demandas e passar tudo o que aprendi até hoje”, contou.
Também empossada nesta tarde como conselheira do CMAS, Janilde Novais Franco da Mota já participou do órgão gestão anterior e destacou a importância da participação ativa da sociedade civil. “O conselho não é apenas fiscalizador, ele é motivador de políticas públicas. E nós sabemos que a nossa sociedade avança quando avança a política pública, é um meio de fazer crescer a sociedade como um todo. Ou seja, todas aquelas pessoas que estão em risco eminente de pobreza, de abandono, tudo isso é visto com olhar bem diferente, de mudança pelas políticas públicas”, disse.
Veja também:
Decreto Municipal nº 22.389/23 , que designa os conselheiros do CMAS.
Decreto Municipal nº 22.385/23 , que designa os conselheiros do Comdica.
Também participaram da mesa solene do evento Joabe Oliveira, que até então presidente do CMAS; Leda Freitas, presidente do Comdica no último biênio; e o vereador Ricardo Babão.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°