Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Sest/Senat, a Prefeitura de Vitória da Conquista empossou as novas diretorias do Conselho de Assistência Social (CMAS) e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), para exercício no biênio 2023-2024.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representou a prefeita Sheila Lemos e destacou que os conselheiros são fundamentais na construção das políticas públicas de assistência social e proteção de crianças e adolescentes prioridades do Governo Para Pessoas.
“Nós celebramos a chegada de novos conselheiros, para construirmos uma agenda que possa impulsionar essas duas importantes políticas públicas e garantir a Vitória da Conquista que ela continue sendo pioneira no desenvolvimento de várias ações, programas e projetos que fortalecem a perspectiva de desenvolvimento social”, disse Michael.
O promotor da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho, também participou da cerimônia e falou sobre a relevância do papel do Comdica. “Ele estabelece o que é prioridade na área da criança e do adolescente, e isso vincula o município, que tem que atender àquelas diretrizes. Devido a isso é que é muito importante que tenhamos um conselho composto por pessoas vocacionadas, atuantes, que se reúnam frequentemente e possam propor soluções para as questões do nosso município na área da criança e do adolescente”, afirmou.
Aos 18 anos, Tiago Lopes Santos é o membro mais jovem da nova mesa diretora do Comdica. Apesar da pouca idade, ele já é bastante atuante na área: membro da instituição social Vivendo e Aprendendo, já participou da Conferência Municipal de Assistência Social e da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, tanto na esfera municipal quanto regional.
“Minha expectativa é muito grande, porque eu, como criança e adolescente, crescendo nesse meio, eu vou levar as minhas demandas, como criança que cresceu em bairro periférico de Conquista, e atualmente morando também, como adolescente. Trazer as demandas e passar tudo o que aprendi até hoje”, contou.
Também empossada nesta tarde como conselheira do CMAS, Janilde Novais Franco da Mota já participou do órgão gestão anterior e destacou a importância da participação ativa da sociedade civil. “O conselho não é apenas fiscalizador, ele é motivador de políticas públicas. E nós sabemos que a nossa sociedade avança quando avança a política pública, é um meio de fazer crescer a sociedade como um todo. Ou seja, todas aquelas pessoas que estão em risco eminente de pobreza, de abandono, tudo isso é visto com olhar bem diferente, de mudança pelas políticas públicas”, disse.
Veja também:
Decreto Municipal nº 22.389/23 , que designa os conselheiros do CMAS.
Decreto Municipal nº 22.385/23 , que designa os conselheiros do Comdica.
Também participaram da mesa solene do evento Joabe Oliveira, que até então presidente do CMAS; Leda Freitas, presidente do Comdica no último biênio; e o vereador Ricardo Babão.
Mín. 24° Máx. 28°