A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio das coordenações de Políticas para Mulheres e Administrativa, em articulação com a Corregedoria Municipal, está realizando entre os dias 25 e 27 de janeiro, no auditório do CIDCA, uma formação sobre prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, voltada para os servidores lotados na zeladoria da Semdes e para os motoristas, sejam servidores municipais ou prestadores de serviço.
A formação faz parte de uma programação permanente da Coordenação de Política para as Mulheres, com o tema “Somos por todas, Somos por Elas!”, que tem por objetivo a capacitação de todos os servidores da Semdes e demais órgãos do Governo Municipal. “Nós já realizamos esse trabalho com as equipes do Simtrans, Guarda Municipal e Serviços Público. A ideia é que todos possam atuar na defesa dos direitos das mulheres, para saber identificar situações de violência de gênero que ocorrem, principalmente, por conta de uma visão distorcida do homem em relação à mulher e da posição que ela ocupa na sociedade”, explicou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade.
O conteúdo da formação conta com informações sobre a história da mulher na sociedade, a desigualdade entre homens e mulheres, assédio moral e sexual, sua identificação e prevenção no ambiente de trabalho, sanções administrativas e legais e a responsabilização cível e criminal.
Segundo secretário municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Michael Farias, ações como essas podem contribuir para a prevenção e a diminuição dos números da violência contra mulheres no Município. “Com tais informações, os servidores poderão atuar para denunciar essas situações e também evitar que elas ocorram em seu ambiente de trabalho e na convivência entre amigos e familiares”, destacou Michael.
Para o motorista Damião Silva, que trabalha na prefeitura há 41 anos e já passou por diversos setores, este momento é muito importante para melhorar o atendimento prestado, “neste tempo que tenho de prefeitura, nunca participei de capacitação sobre essa temática, por isso achei muito importante e proveitoso este momento”, declarou Damião.
Para o gerente do setor de transporte da Semdes, Cláudio Dantas Sousa, o curso contribuirá para a melhoria não apenas no transporte de servidores e usuários, mas no bem estar dos condutores, auxiliando na postura e valorização deles em relação às mulheres, até porque na maior parte quem utiliza o transporte da Semdes são mulheres.
“O curso mostra a importância da igualdade de direitos e assim nos leva a melhorar a nossa postura para agirmos com ética e respeito. Acredito que não devemos tratar esse tema como confronto, mas como reflexão para termos relações saudáveis, enxergar com outros olhos as mulheres, com mais respeito em todas as atividades e situações”, avaliou Cláudio.
Mín. 23° Máx. 26°