

Foi realizada nesta quinta-feira (26), uma reunião de trabalho para tratar das ações de reestruturação da política de atendimento à população em situação de rua. Além dos consultores Jadir de Assis e Ana Paula Diniz, o encontro virtual contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias e equipe de gestão, do coordenador da Polícia Civil de Vitória da Conquista, delegado Fabiano Aurich, da SD PM, Chirles Oliveira, e do comandante da Guarda Municipal, capitão Lemos.
Durante a reunião, Jadir explicou como será o trabalho da consultoria que prestará o serviço técnico especializado de assessoria e supervisão técnica para o reordenamento da política para a população em situação de rua. “Nosso objetivo é assessorar na elaboração de um plano de trabalho intersetorial de atenção e atendimento a esta população, estabelecendo protocolo e fluxo de atendimento integrado, com vista na promoção, autonomia e garantia ao pleno exercício da cidadania”, esclareceu.
A equipe de consultores já está concluindo a primeira fase do diagnóstico, que possibilitará a compreensão das ofertas voltadas a esse público no município e permitirá desenvolver uma análise de sua efetividade em relação ao perfil e demanda da população em situação de rua, seus limites e pontos de intersecção e de conflitos com outras políticas.

Segundo Michael, uma das etapas mais importantes deste processo será a constituição do comitê intersetorial, que terá em sua composição todos os órgãos gestores das políticas públicas, para que de forma integrada se possa prestar o melhor atendimento a essa população. “Vamos construir novo plano juntos, integrando nele a responsabilidade de cada ente, pois o atendimento a essa população envolve não apenas a assistência social, mas também saúde, educação e segurança pública”, destacou Michael.
Fabiano Aurich parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e destacou a necessidade urgente de todos os setores caminharem juntos para o atendimento a essa população. “Fico feliz que serão observados nesta consultoria a questão dos usuários de droga e também das pessoas com sofrimento mental em situação de rua. Estou à disposição para os próximos passos”, declarou Fabiano.
Para o Capitão Lemos, o atendimento a esse público tem sido desafiador para a Guarda Municipal, por isso acredita que com a consultoria e as capacitações que serão realizadas pela mesma, os guardas estarão melhor qualificado para essa abordagem. “Nós já estamos nos qualificando, mas com a consultoria vamos melhorar ainda mais nosso atendimento para diminuir as ocorrências e também cuidar da segurança desta população”, enfatizou Lemos.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°