Quarta, 27 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Alvorada dos Ojás promove cultura da paz e do respeito às crenças religiosas

Um ritual de saudação com pedido de “licença” aos Orixás marcou o início da cerimônia da Alvorada dos Ojás na noite desta sexta-feira (...

21/01/2023 às 15h31
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Um ritual de saudação com pedido de “licença” aos Orixás marcou o início da cerimônia da Alvorada dos Ojás na noite desta sexta-feira (20). A manifestação religiosa, que acontece todos os anos em Vitória da Conquista, é promovida pela Rede Caminho dos Búzios, em parceria com a Prefeitura, através da coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Coopir).

Concentrados na rua Monsenhor Olímpio, pais, mães e filhos de santo prepararam os trabalhos ao som dos atabaques que ritmaram a dança e os cânticos em reverência a Exu, mensageiro dos Orixás, “para que provenha a abertura dos caminhos e assim possamos ter respeito e promover a cultura da paz”, é o que declara a Ialorixá, Mãe Graça de Iemanjá, presidente da Rede Caminho dos Búzios.

Continua após a publicidade

Após o rito de abertura, os religiosos seguiram para a ornamentação das árvores com os Ojás, que são os tecidos brancos consagrados das vestes do Candomblé.”Os mesmos tecidos que utilizamos nas roupas dos nossos rituais aos Orixás colocamos nas árvores, pois o Candomblé é uma religião que possui uma relação íntima com a natureza”, explica Mãe Graça.

Ainda, segundo a religiosa, a Prefeitura e as demais instituições têm um papel fundamental na defesa das manifestações culturais e religiosas. “Este apoio dado pela Prefeitura, através da Coopir é de suma importância para que consolidemos uma união. Nossa religião é uma religião de paz, onde prezamos pelo respeito às diferenças”, salientou a Mãe de santo.

Continua após a publicidade
Mãe Graça, presidente da Rede Caminho dos Búzios
Mãe Graça, presidente da Rede Caminho dos Búzios

O coordenador da Coopir, Ricardo Alves explica que a data rememora a morte da Ialorixá Mãe Gilda, uma das mais importantes figuras do enfrentamento à intolerância religiosa. “Mãe Gilda sofreu diversos ataques por conta da religião, chegando a ter sua imagem utilizada de forma preconceituosa em um jornal de Salvador”, afirmou. Com problemas de saúde agravados pela tristeza decorrente dos ataques, a Ialorixá faleceu no dia 21 de janeiro de 1999 e foi homenageada com o Dia de Luta Contra a Intolerância Religiosa no ano de 2007.

Continua após a publicidade

Ao decorrer da noite, os religiosos completarão o procedimento de ornamentação das árvores da Praça Tancredo Neves “para que neste sábado, a cidade amanheça em paz”, como destaca Ricardo. Os Ojás estarão fixados nas árvores da Praça durante todo o final de semana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários